Plenária da UJS será neste sábado (29): todos convocados!

Neste sábado a UJS em Camaçari estará realizando sua Plenária Municipal, onde devemos fazer a apresentação da nossa Plataforma Eleitoral e organizando nossa turma para esta pleito que se aproxima. Qualquer militante, filiado ou simpatizante poderá ir e levar quantas pessoas quiser. A Plenária será às 15h00 no Teatro Magalhães Neto.

Chávez e o Partido Comunista: identidade total!

Por José Reinaldo Carvalho, de Caracas

“Não sou comunista, nunca fui comunista, mas creio no Partido Comunista. Chávez não é comunista, nunca foi comunista, mas também acredita no Partido Comunista”. O vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela, José Vicente Rangel, levou ao delírio a multidão que lotava ontem, 20 de julho, o Ginásio de Esportes Poliedro de Caracas, referindo-se com essas palavras às profundas relações entre o Comando da Revolução Bolivariana e o Partido Comunista da Venezuela.

O vice-presidente da República representava o presidente Hugo Chávez no ato de abertura do 12º Congresso do Partido Comunista da Venezuela, que se desenvolverá até o próximo domingo. Chávez não compareceu por ter iniciado na véspera um giro por diversos países da América Latina, Ásia, Europa e África.

Rangel fez grandes elogios à história do Partido Comunista Venezuelano, "um partido que deu uma contribuição fundamental na luta pela democracia e pela independência nacional da Venezuela, que pagou com seu sangue e que hoje encontra-se totalmente integrado ao processo da Revolução Bolivariana". Para ele, “há uma identidade total – política e ideológica – do PCV com o comandante Hugo Chávez”.

Novos desafios

O vice-presidente dedicou parte de seu discurso para falar sobre os desafios atuais da Revolução Bolivariana, manifestando a certeza de que para enfrentá-los não faltará a contribuição dos comunistas venezuelanos. “Encontra-se no centro da discussão nacional o tema da luta pelo socialismo do século 21”. Rangel afirmou ainda que “a definição do caráter da revolução como socialista é fundamental, pois, a não ser assim, o processo poderia sofrer perturbações e retroceder”.

Rangel falou também sobre a necessidade de, no próximo período presidencial, a Revolução promover o aprofundamento das conquistas da Constituição de 1999 – há uma certeza de que Chávez se reelegerá em dezembro deste ano. Para o vice-presidente, aprofundar a Revolução na Venezuela é decisivo para não permitir que se paralise o processo. Entre as medidas necessárias para promover esse aprofundamento, o vice-presidente citou o fortalecimento do poder popular e suas instituições, além da preparação do país para enfrentar as ameaças emanadas do imperialismo norte-americano.

“Estamos conscientes dos riscos que isso representa e dispostos a enfrentá-los”, afirmou Rangel. Para ele, hoje os Estados Unidos são governados por “um bando de delinqüentes, o que cria uma situação sumamente séria e complexa”. O vice-presidente foi muito claro ao afirmar que “para enfrentar essas ameaças é necessário fortalecer o poder popular e a aliança deste com as Forças Armadas”.

O Congresso do Partido Comunista da Venezuela conta com a presença de mais de 30 delegações de partidos comunistas de todos os continentes, entre elas uma representação do Partido Comunista do Brasil.

Com informações
www.vermelho.org.br

UJS realizará audiência pública sobre segurança no Distrito de Catu de Abrantes

O núcleo da UJS em Catu de Abrantes, orla de Camaçari, realizará neste sábado (22/07) às 15h00 na sede da Associação dos Moradores do distrito, uma audiência pública sobre a segurança, uma das maiores preocupações do local, que possui um altíssimo índice de violência, com destaque para os homicídeos. A audiência contará com a presença de autoridades da Polícia Militar e com o Deputado Estadual do PCdoB Álvaro Gomes.

UJS inaugura Biblioteca Marxista e realiza curso de formação

Foi oficialmente inaugurada neste sábado (15/07) a Biblioteca marxista-leninista da União da Juventude Socialista em Camaçari. Considerado um importante instrumento de formação, a Biblioteca contará inicialmente com mais de trinta de obras que estarão a serviço da militância socialista do município.

Uma grande campanha de arrecadação de obras entre a juventude socialista e seus parceiros está sendo preparada, com o objetivo de triplicar o acervo da Biblioteca até o final do ano. Com relação a isso, os militantes presentes à inauguração receberam com entusiasmo a notícia da primeira doação à Biblioteca, que será feita pelo ex-presidente da UJS na Bahia e Deputado Estadual Javier Alfaya, do PCdoB.

Foi realizado também um Curso Básico em Vídeo, que se estendeu até o domingo (16/07) e que foi marcado pela intensa participação da militância nos debates. A ideia agora é avançar, realizando logo depois do processo eleitoral cursos de formação mais avançados, aprimorando ainda mais a formação marxista entre os filiados à UJS, considerada por muitos como uma "Escola do socialismo".

Agora é campanha eleitoral

Logo depois do encerramento do curso, a direção municipal realizou uma reunião onde foi elaborado um calendário de atividades para as próximas semanas, que incluem panfletagem nas principais Escolas da cidade, Audiência Pública no distrito de Catu de Abrantes e um debate no dia 29 sobre a Participação da Juventude ha História do Brasil.


Por Caio Botêlho
Diretor de Comunicação e Formação

Curso tem nova programação

O nosso Curso Municipal de Formação Política tem uma nova programação. Agora, o curso terá início às 13h00 do sábado (15/07), e não mais às 9h00, como estava previsto. No entanto, no domingo ainda será o dia todo e o local continua o mesmo, o PAT (em frente à Praça Montenegro).

Todos convidados!

Curso de Formação é nesse final de semana

Está confirmada a realização do Curso Municipal de Formação da UJS em Camaçari nos dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo) das 9h às 18h00 no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, em frente à Praça Desembargador Montenegro. Todo filiado da UJS na cidade poderá participar do curso, onde discutiremos o CBV (Curso Básico em Vídeo) do Instituto Maurício Grabois. O Almoço será garantido pela direção municipal.

Biblioteca Marxista-Leninista

Os filiados da UJS em Camaçari contarão com mais um instrumento de formação: A Biblioteca Marxista-Leninista, que estará em pleno funcionamento a partir desta segunda (10 de julho). Todos os filiados da UJS na cidade poderão participar, é só preencher o formulário de inscrição e se comprometer a respeitar o Regimento Interno, que expõe todas as regras, incluindo as multas e prazo de devolução das obras. Inicialmente, a Biblioteca contará com cerca de trinta obras, mas a meta é dobrar o acervo nos próximos dois meses, através de uma campanha de arrecadação entre a militância socialista.

Mais informações:
8176 1998