Os estudantes de Camaçari já decidiram: É Lula de novo com a força do povo!

As entidades estudantis (UNE, UBES, UEB e ABES) realizaram entre os dias 09 e 11 de outubro as Prévias Eleitorais das entidades, onde os estudantes puderam decidir qual dos candidatos à presidência deverá ser apoiado oficialmente pelo movimento estudantil.

O resultado baiano e nacional ainda estão em processo de apuração, mas os estudantes de Camaçari que participaram das prévias já decidiram: 87% querem que as entidades apóiem Lula, resultado que deve ser confirmado tanto na Bahia quanto em todo Brasil!

Direção Municipal faz avaliação do processo eleitoral e define metas

Em sua primeira reunião após a realização do primeiro turno das eleições gerais deste ano, a direção municipal fez uma rápida avaliação sobre o processo eleitoral, principalmente o de presidente da República, que graças a uma campanha implacável da grande mídia, acabou sendo levada para o segundo turno.

Observando-se o que uma possível vitória do candidato do PSDB/PFL Geraldo Alckmin (hipótese cada vez mais distante) representaria em termos de retrocesso para o nosso país, a direção foi unânime em decidir centrar todos seus esforços neste segundo turno, com o objetivo de garantir a vitória do candidato apoiado pela UJS e pelas forças progressistas, o presidente Lula.

Então, agora é a hora de passarmos em muita sala de aula (com a devida licensa do professor) e utilizarmos toda nossa criatividade para ganhar mais jovens para a campanha do presidente da juventude!

UJS faz primeira reunião do grupo de estudo marxista

Neste sábado (7/10) aconteceu a primeira reunião do grupo de estudo socialista da UJS em Camaçari. Na oportunidade, os militantes assistiram o documentário "A Revolução Não Será Televisionada" que narra um pouco sobre a experiência que vive a Venezuela com o presidente Chavez, incluindo a tentativa de golpe patrocinado pela direita naquele país e o papel desempenhado pela mídia e pelo governo dos EUA. Depois foi feita uma discussão sobre a atualidade da luta socialista na América Latina.

A próxima reunião acontecerá no dia 21/10 (sábado), às 15h00, com o documentário Fahrenheit 11 de setembro. As reuniões estão acontecendo provisoriamente na sede do PCdoB, que fica na rua Adelina de Sá, 382, Centro (próximo ao SAC e à Polo Táxi)

Toda a militância nas ruas para reeleger Lula

Por volta das 23h30 da noite de ontem, foi confirmada oficialmente pelo nada imparcial presidente do TSE Marco Aurélio Melo, a existência do segundo turno para presidente da República. O presidente Lula, candidato à reeleição, obteve pouco mais de 48% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB/PFL (leia-se, candidato da direita) Geraldo Alckmin teve cerca de 41%.

Não há a menor dúvida de que se a campanha tivesse sido pautada apenas pela comparação de governos (atual versus anterior) a vitória de Lula seria acachapante, no entanto, o caso da compra de dossiê, extremamente explorado pela campanha de Alckmin e pela grande mídia, acabou por atrasar em pouco menos de um mês a vitória de Lula, franco favorito neste segundo turno.

Para a Câmara dos Deputados, fica claro que o próximo presidente terá que se relacionar com diversas forças políticas se quiser ter maioria no parlamento, já que a base fiel de apoio ao governo elegeu 123 deputados, enquanto o PSDB e PFL, principais partidos da oposição elegeram 130, a chamada oposição de esquerda, formada pelo PDT, PPS (que de esquerda não tem nada) PV e PSol elegeram juntos 61 parlamentares, os partidos nanicos ficaram com 21 deputados e o PMDB, que agora tem a maior bancada do Congresso, focou com 89. Foram eleitos 13 deputados federais comunistas pelo PCdoB, partido que também elegeu Inácio Arruda senador pelo Ceará.

Wagner é o novo governador da Bahia!

Após 16 anos seguidos de hegemonia carlista no governo do Estado da Bahia, o petista Jaques Wagner, candidato do presidente Lula, surpreendeu e se elegeu ainda no primeiro turno, com cerca de 53% dos votos válidos. Em entrevista coletiva logo após a confirmação de sua vitória, Wagner afirmou que "amanhã (hoje) os baianos acordarão em festa". Dentro de pouco tempo o governador eleito deverá começar a formar sua equipe de governo.

No entanto, as novas forças que governarão a Bahia a partir de janeiro de 2007, poderão enfrentar algumas dificuldades na Assembléia Legislativa, onde apesar de a esquerda ter crescido nessas eleições, a base de apoio ao governador Wagner não conquistou maioria na casa, o que poderá obrigá-lo a ampliar mais ainda seu arco de alianças. Na disputa estadual, o destaque foi o deputado Edson Pimenta (PCdoB) que teve mais de 85 mil votos e foi o mais votado da coligação. O candidato Álvaro Gomes, apoiado pela UJS em Camaçari, foi eleito com mais de 30 mil votos.