Deputado Estadual Álvaro Gomes declara apoio à luta pelo meio passe na Região Metropolitana

Em reunião realizada nesta quinta-feira (22/02) com diretores da UJS da Região Metropolitana de Salvador e representantes de entidades estudantis, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) declarou apoio à luta dos estudantes pelo direito à meia passagem intermunicipal. O apoio de Álvaro, um dos mais influentes deputados da Assembléia Legislativa da Bahia reforça a principal bandeira de luta do movimento estudantil neste ano. "O nosso mandato continuará ao lado da UJS na defesa de mais direitos para a juventude" afirmou o deputado comunista. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, também já se declararam a favor da idéia.

Durante o mês de março e abril serão realizadas uma série de atos na Região Metropolitana com o intuito de pressionar o Governo do Estado a colocar em prática esse importante direito.

UJS realizará 1º Ciclo de Estudos e Debates sobre Noções Gerais do Marxismo

A União da Juventude Socialista em Camaçari mais uma vez inova na condução de sua política de formação. Depois dos grupos de estudo e do Curso de Formação realizados no semestre passado, e da criação da Biblioteca Marxista, que já conta com mais de 50 livros, a novidade é a realização, entre os dias 25 de fevereiro e 21 de abril deste ano, do 1º Ciclo de Estudos e Debates da UJS.

O Ciclo será dividido em quatro temas: Bases Filósoficas, Bases Econômicas, Estado e Luta de Classes e Socialismo Científico. Também serão formadas duas equipes, onde cada uma ficará responsável pela apresentação de um trabalho oral e escrito nas datas estipuladas paras as apresentações, que serão as seguintes:

1º de abril (domingo) às 14h00 - apresentação do tema "Bases Filosóficas" (1ª equipe)
7 de abril (sábado) às 15h00 - apresentação do tema "Bases Econômicas" (2ª equipe)
14 de abril (sábado) às 15h00 - apresentação sobre "Estado e Luta de Classes" (1ª equipe)
21 de abril (sábado) às 15h00 - apresentação sobre "Socialismo Científico" (2ª equipe)

As inscrições para o Ciclo serão encerradas no dia 25 de fevereiro, quando será realizado o sorteio das equipes. Os militantes que quiserem solicitar sua inscrição devem mandar um e-mail para ujs.camacari@yahoo.com.br ou entrar em contato com o número (71) 9159 7798. O regulamento do Ciclo está disponível no Blog de Formação da UJS/Camaçari (www.ujsformacao.blogspot.com).

Plenária Municipal da UJS será no dia 10/02. Todos convidados!

A partir das 9h00 do dia 10 de fevereiro, no Instituto Sol (em frente ao Rei da Pizza) será realizada a primeira plenária da gestão da UJS que tomou posse em maio de 2006. Na oportunidade, a militância poderá debater a história do movimento estudantil em Camaçari, onde estará presente a camarada Silvia Bandeira, primeira presidente da Umesc (na década de 90) e ex-militante da UJS, e posteriormente será feita a apresentação da proposta de 2° Plano de Estruturação da UJS em Camaçari, que reúne uma série de metas e desafios para serem superados até o próximo Congresso Municipal.

É fundamental a presença de cada filiado da UJS em Camaçari, já que a Plenária Municipal é o segundo principal fórum de deliberações da entidade no município, depois apenas do Congresso.

Vitória! Mobilizações contra o aumento da tarifa terminam com saldo positivo

Após dias de intensas mobilizações contra o reajuste de 11% no transporte público concedido pela Prefeitura Municipal, representantes das entidades do movimento social, em reunião realizada ontem (01/02) com o prefeito Luiz Caetano (PT) chegaram a um acordo, onde o governo municipal aceitou assumir os seguintes compromissos:

1. Congelamento da passagem por dois anos;
2. Apoio irrestrito à luta dos estudantes pela meia passagem metropolitana;
3. Instalação do Conselho Municipal de Transporte no dia 27 de fevereiro;
4. Implantação do Conselho Municipal de Juventude;
5. Publicação de decreto municipal exigindo das entidades estudantis que quiserem emitir Carteira de Estudante credenciamento junto à Secretaria Municipal de Educação;
6. Fiscalização mais rigorosa do direito da meia-entrada.

Participaram da reunião representantes da UJS, Umesc, Abes, UEB, Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Servidores Públicos. Todos salientaram a importância da vitória obtida pelo movimento, que mesmo em período de férias mostrou possuir um grande poder de mobilização. Agora, é esperar as aulas começarem para ocupar mais uma vez as ruas de Camaçari na luta por mais direitos!