Uma nova UJS para um novo Brasil

Depois do já tradicional curso nacional de formação da UJS, a Plenária Nacional da UJS, realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, em Itapecerica da Serra (SP), deu início ao processo de preparação para o 14º Congresso da UJS. Participaram cerca de 130 militantes de 24 estados
O congresso da UJS é a principal agenda no primeiro semestre de 2008, momento que nos nutre com a mais acertada política, renova nossos ideais revolucionários e nos dá força para lutar incansavelmente pela chegada de um futuro com “mais luzes”, de um futuro socialista.

Com mais de 60 intervenções, a Plenária propôs a realização de um congresso massivo, reflexo da nova fase que ingressa a UJS. Uma UJS que precisa entender essa nova juventude, esse novo Brasil e a nova América Latina. Como afirmou Renato Rabelo, durante o curso de formação “O Mundo Mudou”, é preciso que a nossa organização seja agente protagonista e compreenda o que significa a luta pelo socialismo neste mundo indubitavelmente diferente do que tínhamos na virada do milênio.

Nesse sentido, são grandes os nossos desafios. Essa é a geração da UJS precisa criar as condições para uma organização que se faça presente realmente em todos os espaços da juventude brasileira. Assim, esse congresso deve ter como pilares a construção de uma UJS mais influente politicamente, mais forte e mais organizada.

“A UJS tem parcela importante de responsabilidade na luta do povo brasileiro por um Brasil soberano, desenvolvido e socialmente justo: Um Brasil socialista. O nosso congresso é mais um palco dessa luta gloriosa. Momento de novas idéias, sugestões, debates, inquietudes, características de uma força viva como a nossa.” apresentou Marcelo Gavião, presidente da UJS durante sua intervenção inicial.

Para Ossi Ferreira, secretário-geral, “ É impossível falar em nova fase sem falar em mais profissionalismo em todas as áreas de trabalho. Uma UJS mais organizada compreende uma UJS diversificada. Precisamos colocar a nossa organização a serviço do crescimento diversificado da UJS”.

O Congresso Nacional será realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho deste ano. Foram aprovadas as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador.

Ainda estamos sem um nome para o Congresso. Opine, ajude a construir esse novo momento da nossa organização.