UBM e UJS mobilizam p/ 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas

Mais de doze organizações juvenis e feministas, entre elas as jovens mulheres do Coletivo Loreta Valadares da União Brasileira de Mulheres (UBM), estão mobilizadas em todo país para o 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de março, em Fortaleza, no Ceará. A expectativa é que participem mais de 100 mulheres jovens de várias regiões do país.
O objetivo do encontro é consolidar a criação da Articulação Brasileira de Jovens Feministas (ABJF) e fortalecer a agenda de políticas públicas para as mulheres jovens. A ABJF é a rede responsável pela organização do evento.

''Esse vai ser o primeiro momento que nós vamos ter para reunir em nosso país todos as organizações de jovens feministas. Com essa possibilidade cresce a luta pela legalização do aborto, contra a violência às mulheres, pela autonomia da família, entre outros debates que estarão presentes no encontro. Por isso, o encontro de Fortaleza tem um significado muito importante'', disse Daniele Costa, 28 anos, da coordenação Nacional da UBM, ao Vermelho.

No 1º Encontro apenas jovens mulheres poderão participar. ''Por ser um primeiro momento entre as organizações de jovens femistas a ABJF só permitirá a participação de meninas. Um argumento que na minha opinião justifica essa decisão. Mas, como lutamos por novos valores na sociedade, precisamos evoluir para envolver os homens. É claro que o preconceito estrutural é muito maior sobre as mulheres. Porém, para que construamos espaços para a emancipação das mulheres serão necessários muitos homens conosco em nossa luta. Nesse sentido, acredito que nos próximos encontros também poderão participar meninos'', falou Daniele que também é diretora de Jovens Mulheres da União da Juventude Socialista (UJS).

O Encontro conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert, Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.

Histórico

Desde o ano de 2004, as jovens feministas: negras, lésbicas, indígenas, quilombolas, rurais e da periferia, provenientes de diferentes regiões do Brasil estão organizadas e articuladas.

No ano de 2005, elas tiveram participação fundamental no processo do 10º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, construindo atividades para e com jovens feministas e participando da organização do encontro. Foi nesse ano que as organizações decidiram construir a Articulação Brasileira de Jovens Feministas e na possibilidade de um encontro no Brasil.

A partir daí ocorreram mobilizações com atividades, oficinas, discussões virtuais, entre outras iniciativas, para a realização desse objetivo. A principal atividade realizada foi o Fórum de Jovens Feministas, realizado em abril de 2006 no Fórum Social Brasileiro.

No Fórum Social Brasileiro continuaram as estratégias de mobilização com a presença de mais de cem jovens. A idéia era seguir fortalecendo a articulação brasileira e participar dos espaços importantes de discussão de políticas publicas para as mulheres e a juventude.

Na 2º Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu em agosto de 2007, as mulheres jovens, articuladas e munidas de um pré-documento de demandas, conquistaram uma vaga no Conselho Nacional das Mulheres.

Programação

Aconteceram oficinas, exposições, grupos de trabalho e a Conferência Livre de Mulheres Jovens, como parte da 1º Conferência Nacional de Juventude, um momento importante para discussão de políticas públicas de juventudes e das mulheres.

''A Conferência Livre de Mulheres será um grande momento deste encontro em Fortaleza já que ela co-relacionará a pauta mais epecífica com a pauta mais geral. A Conferência Livre, inserida na 1º Conferência Nacional de Juventude, significa o primeiro espaço direto do governo federal com a juvuntude na elaboração de políticas públicas para essa parcela da sociedade. É uma conquista que devemos abraçar no sentido de realizar a plataforma das mulheres que há tempos sonhamos'', agrega a baiana Daniele.

A construção do 14º Congresso da UJS também estará na pauta das jovens feministas da UBM. ''Durante o encontro de Fortaleza faremos uma reunião do coletivo Loreta valadares. O objetivo é fortalecer o coletivo para a mobilização do Congresso da UJS e buscar realizar um seminário nacional temático da juventude socialista sobre tema'', informou a feminista.

Como participar

Basta ser uma mulher jovem e estar com vontade de construir a Articulação Brasileira de Jovens Feministas e dialogar sobre as questões das mulheres jovens.

Para tanto, deve-se preencher a Ficha de Inscrição (ao final da matéria) e pagar a taxa de inscrição de R$ 15,00 (que garantem alimentação e hospedagem durante todo o evento) via depósito bancário. Os prazos para envio de ficha e pagamento são até 29 de fevereiro.

A Ficha de Inscrição deve ser mandada para: jovensfeministas.
brasil@gmail. com e o comprovante de pagamento da taxa para o fax: (85) 3247 - 7089 ou para o e-mail jovensfeministas. brasil@gmail. com.

Há limite de inscrição para cada região brasileira afim de garantir a diversidade no evento. Se preenchido número de inscritas para uma região a participante será avisada.
Nas proximidades do encontro, a Comissão de logística entrará em contato com as inscritas para informar o local exato do evento.

Para inscrever atividades no 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas basta confirmar a sua inscrição (com pagamento da taxa) de participante e no ato do preenchimento da sua ficha de inscrição assinalar que quer inscrever uma atividade. A organização encaminhará logo em seguida a ficha de inscrição de atividade.

Para mais informações sobre o encontro:

Articulação Brasileira de Jovens Feministase-mail: jovensfeministas.
brasil@gmail. com Secretaria do Encontro Instituto da Juventude Contemporânea - Telefone: (85) 3247-7089, Fax: (85) 3247-7089, Endereço: Rua Manuel Padilha, n° 126, Bairro de Fátima, cep: 60040-550. Pessoa de contato no IJC: Camila: (85) 3247-7089, 9934-9686/88666035.

Grupos impulsores do encontro e membros dos comitês regionais:

BAHIA
Coletivo Loreta Valadares – UBM
Pessoa contato: Daniele Costa: (71)81241932;
CEN Coletivo de Entidades Negras:
Pessoas contato: Carla - Salvador BA (71) 81086339
UNIÃO DA JIVENTUDE SOCIALISTA -UJS
Deise – Camaçari – BA (71) 88858457
Coletivo Feminista Marias
Pessoa contato: Fabiana (071)81971179/ 99240669

Se liga 16! UBES lança campanha incentivando jovens a exercer o direito ao voto

Em ano de eleições para prefeito e vereador, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) vai passar por escolas de todo o país para debater a importância da participação política da juventude.
2008 é ano de eleições municipais. É o momento em que todos os brasileiros terão o direito de escolher seus representantes para os próximos quatro anos e, para a UBES, a juventude não pode ficar fora desse importante exercício de democracia. Pensando nisso, a entidade lança no próximo dia 5 de março, a campanha "Se liga 16", que já é uma tradição no movimento estudantil secundarista e acontece todo ano eleitoral.

De acordo com o diretor da entidade, Thiago Mayworm, o objetivo é incentivar jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirarem seu título de eleitor. "Assim poderão influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu município e futuramente de seu Estado e do Brasil", reafirma.
Além de mobilizar estudantes em todo o Brasil através de debates nas principais escolas, a campanha também vai levar à algumas instituições o ônibus itinerante do TRE, que possibilita a emissão do documento na hora.

Segundo o presidente da UBES, Ismael Cardoso, a possibilidade de votar a partir dos 16 anos foi uma grande conquista da juventude brasileira que já influenciava nos rumos do Brasil através de mobilizações e agora pode também escolher seus governantes na urna.

Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola.

Contatos:Thiago Mayworm (11) 8179.1953 ou 11 50842127
Arthur Herculano (11) 7694.9760

PLENÁRIA ESTADUAL DA UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) realizou, neste fim de semana (18 e 19/02), em Salvador, a segunda maior plenária da sua história no estado. Na pauta de discussões estavam a participação da juventude nos projetos de governo de Lula e Wagner, a construção dos Congressos Estadual e Nacional da UJS, e a participação da entidade na 1° Conferência Estadual de Juventude, iniciativa inédita do Governo do Estado.

No primeiro dia, a abertura e os debates aconteceram no Sindicato dos Comerciários, mas por conta do grande número de participantes, os organizadores precisaram transferir o evento para o Sindicato dos Bancários da Bahia, a fim de oferecer acomodações mais amplas.

Para a abertura do seu Congresso Estadual, que acontecerá em Salvador, os membros da UJS decidiram por uma data histórica para o movimento estudantil baiano: o 16 de maio. Foi neste dia, em 2001, que centenas de estudantes, professores e trabalhadores enfrentaram a polícia em uma verdadeira batalha urbana para exigir a cassação do então senador Antônio Carlos Magalhães. O Congresso Estadual irá até o dia 18 e pretende preparar a delegação baiana para o Congresso Nacional, que acontece em São Paulo, nos dias 29 a 1° de junho.

Outro ponto bastante debatido foi o papel da entidade no ano eleitoral de 2008. Para Marcelo Gavião, presidente nacional da UJS, os espaços de atuação estão aumentando e precisam ser aproveitados. “Precisamos trabalhar na construção de uma UJS ainda mais capaz de intervir na vida política da Bahia e do Brasil, através de mais mobilização, de mais passeatas e de todas as formas que pudermos”, destaca. Gavião adiantou que a entidade pretende apoiar diversos candidatos nas eleições para prefeito e vereador, em todos os estados do país, como a candidatura de Juremar Oliveira à Câmara dos Vereadores de Salvador e de Manuela D´Ávila à Prefeitura de Porto Alegre, ambos pelo PCdoB.

A tese de que os espaços destinados à participação da juventude nas decisões políticas estão crescendo, principalmente depois das eleições de Wagner e Lula, também condiz com o discurso de Jurandir Silva, secretário estadual de Movimentos Sociais do PCdoB e um dos palestrantes na Plenária. Para ele, “antes não existiam espaços, nem canais de diálogo com o Governo do Estado e agora eles começam a aparecer”. Silva afirma que, além da iniciativa de realizar a 1° Conferência Estadual de Juventude, o Governo do Estado também tem dado outros passos importantes na democratização da sua gestão. “Tudo indica que, talvez dentro da própria Conferência Estadual, seja criado o Conselho Estadual de Juventude, que irá elaborar fiscalizar e implementar políticas públicas para a juventude”. Ainda segundo Silva, além do Conselho, também há a possibilidade de criação de um espaço para a elaboração dessas políticas, seja ele uma secretaria, coordenadoria ou superintendência. Entre as diversas lideranças que prestigiaram o evento estavam a deputada federal Alice Portugal e o deputado estadual Álvaro Gomes, ambos do PCdoB.

Unidade do Movimento Estudantil

A unidade do Movimento Estudantil composta pela maioria das forças políticas que compõem a UMESC – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Camaçari, garantiu a primeira importante vitória dessa gestão que foi a aprovação da criação do Conselho de Juventude e posteriormente da Secretária de Juventude na Iª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Camaçari realizada nos dias 25 e 26 de janeiro.


A UMESC, ao lutar pelos direitos dos jovens, tem mostrado cada vez mais maturidade na busca pela consolidação da organização, deixando de lado divergências ideológicas para garantir a aquisição de grandes conquistas não apenas para os estudantes, mas para a juventude como um todo.

Iª Conferência Municipal de Juventude: Uma Vitória dos Movimentos Sociais

A Iª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude foi sem dúvidas uma das maiores conquistas dos Movimentos Sociais juvenis, pois esse foi um espaço de reflexão, debate e proposições, na busca pela superação de entraves nos mais diversos âmbitos que tange a juventude.

Nesse ambiente, o jovem provou mais uma vez que entende a importância de serem os protagonistas das mudanças, assim como a necessidade de acabar com o estigma de que a juventude é um problema, mostrando que o presente se faz com participação política e organização coletiva.

A UJS – União da Juventude Socialista teve participação destacada na Conferência, pois muitas das suas bandeiras de lutas foram propostas pelos membros da organização e aprovadas em plenário. Além, de participar da organização da Conferência e muitos dos mediadores dos grupos de trabalhos serem filiados a UJS.

Parlamentar Denuncia Violência Policial

A aliança entre racismo e violência foi um dos temas abordados na Plenária de Abertura da Iª Conferencia Municipal de Políticas Publicas para a Juventude pelo Deputado Javier Alfaia e demais membros dos Movimentos Sociais. Javier denuncia que a juventude masculina negra é o principal grupo vulnerável à violência urbana e policial, representando a maioria das vítimas de tortura e de homicídio.

Essa lógica assassina da cultura repressiva brasileira – negro é bandido, logo deve ser morto – demonstra duas premissas do policiamento em nosso país: a naturalização do extermínio e a criminalização do negro, que, pela construção racista de estereótipos e estigmas raciais, é abordado, humilhado, espancado e em grande número, como o jovem estudante do circo Picolino, assassinado no dia anterior em Salvador por ser confundido com um bandido enquanto jogava futebol com os amigos.


Deise Luz coordenadora municipal da UBM (União Brasileira de Mulheres)denuncia também que o segmento feminino negro tem sido o principal grupo vulnerável à impunidade da violência sexista, traduzida na omissão estatal quanto à defesa social das mulheres vítimas de violência doméstica, bem como na omissão quanto à saúde pública, em que são as mulheres jovens negras as maiores atingidas pela ausência de políticas de direitos sexuais e reprodutivos.

Uma moção foi assinada por todos os congressistas e entidades presentes que repudiaram as ações truculentas, irresponsáveis e discriminatórias da Polícia Militar e Civil contra negros, pobres, mulheres, gays, no município de Camaçari.
Não dá para a polícia, se utilizar, assim como no regime militar, da construção de sua versão movida pela lógica da desconfiança para acusar e matar inocentes.


QUEREMOS RESPEITO AOS NOSSOS DIREITOS E JUSTIÇA!!!!