Estudantes terminam protesto na Praça Montenegro

Estudantes terminam protesto na Praça Montenegro

Henrique da Mata/CN1
Henrique da Mata

Leonardo Nascimento (diretor da ABES)
Alunos de quatro escolas de Camaçari (Polivalente, Modelo, Cidade de Camaçari e Mascarenhas), integrantes da União da Juventude Socialista (UJS), se uniram na manhã desta quinta-feira (14) para protestar contra o reajuste do transporte público, a instalação dos pedágios da BA-093 e BA-535 (Via Parafuso) e o “péssimo estado de conservação dos coletivos”.

Na pauta havia ainda uma reivindicação para a criação de um fundo social que garanta o investimento de 50% da renda do pré-sal na educação e o reajuste de 3% sobre os atuais 7% do Produto Interno Bruto (PIB) destinados ao setor.

Apesar de quatro escolas terem participado do manifesto, o número de protestantes foi pequeno. Segundo o diretor da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), Leonardo Nascimento, as direções das escolas que participaram do movimento impediram a saída dos alunos. “A direção disse que era responsável pelos alunos no horário de aula e que não poderia permitir a saída”, afirma.


Só depois da presença da Polícia Militar os alunos que estavam sem aula foram liberados. “Foram poucos os que não tinham aula, por isso o nosso movimento não teve a presença maior dos estudantes”, lamenta.

O grupo saiu da Praça Abrantes com um mini-trio, erguendo faixas com as reivindicações e críticas ao pedágio. Os estudantes seguiram para a Praça Desembargador Montenegro, onde terminam o ato público. “Vamos ficar parados na praça para informar a população sobre a nossa luta”, diz.

Reunião da comissão de organização e finanças




























































PS: Com presença inusitada da Californiana, a UJS agradece a contribuição.

PS: Reunião dia 02/04.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

O MOVIMENTO ESTUDANTIL CONTRA O PEDÁGIO E AS TARIFAS DE ÔNIBUS LOCAL OCORREU NO DIA 04/04 ÁS 9H. OS COLÉGIOS
JOSÉ DE FREITAS MASCARENHAS,CIDADE DE CAMAÇARI,POLIVALENTE E MODELO FORÃO OS PRINCIPAIS ACOMPANHADORES DESSA PASSEATA REIVINDICANDO SEUS DIREITOS COMO ESTUDANTES, FORA TODOS OS JOVENS QUE SE ENCONTRAVAM NAS PRAÇAS ABRANTES E MONTENEGRO, ONDE FOI PALCO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.










COLÉGIO POLIVALENTE.

MAS, NEM TUDO FOI TÃO FÁCIL, A DIRETORIA DO COLÉGIO POLIVALENTE DE INICIO DIFICULTOU A SAIDA DOS ESTUDANTES QUE SEMPRE COM GRANDE PRESTATIVIDADE PARTICIPAM DE NOSSAS CAMINHADAS, MAS POR FIM DEPOIS DE MUITA CONVERSA E PERSISTêNCIA O COLÉGIO LIBEROU OS ALUNOS, QUE MAIS TARD FEZ BONITO NA PRAÇA MONTENEGRO COM GRANDE PARTICIPAÇÃO.








JUNTOS, LEONARDO DA ABES (ASSOCIÇÃO BAHIANA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS)MARCOU PRESENÇA DEBATENDO SOBRE O CAUS QUE NOS CAMAÇARIENSES VIVEMOS NA ULTILIZAÇAO DOS ôNIBUS ESQUECIDOS E MAL ORGANIZADOS QUE SO VISA AUMENTAR SUAS TARIFAS CADA VEZ MAIS.














E O QUE DIZER DO PEDÁGIO, A POPULAÇÃO QUER FALAR, QUER ENTENDER, PARA ONDE VÃO SEUS IPVS, E OS MENOS FAVOREÇIDOS?FICARAM PRESOS EM CAMAÇARI?
















TUDO ISSO FOI E TEM QUE SER PALCO DE DISCURÇÕES CONSTANTEMENTE, E A UJS ESTA NAS RUAS,PRAÇAS PARA UNIR, MOVIMENTAR, ESSAS PESSOAS QUE QUEREM FALAR, EXPOR SUAS OPNIÕES (MUITAS VEZES ESQUECIDA...)



Seminário de Juventude/ Inscrições gratuitas


Seminário de Juventude

As inscrições para o seminário são gratuitas.


Seminário de Políticas de Juventude será ás 13h30min.




O 3° Seminário Institucional de Políticas Públicas de Juventude termina nessa quinta-feira (07/04). A ultima rodada de debates do encontro, quem tem o tema EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA JUVENIL , acontece no auditório 4 do Cidade do Saber.


A programação marcada para inicias as 13h30min, reúne jovens, organizações sociais e gestores de secretarias municipais para debater programas voltados para os jovens de camaçari.


Durante o seminário serão abordados temas : acesso á educação em todos os níveis, a erradicação do analfabestismo o transporte público , financiamento da educação a educação básica e profissionalizante , entre outros.


Para o coordenador municipal de Juventude, Pedro Bule, este encontro é importante para aprofundar as discussões em torno das políticas públicas para o segmento jovem no municipio.


O 3° Seminário Institucional de Políticas Públicas de Juventude começou no dia 24 de Março e apresentou o tema BEM ESTAR JUVENIL. O segundo encontro, realizado no dia 31 abordou o assunto PARTICIPAÇAO E ORGANIZAÇÃO JUVENIL, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E EQUIDADE DE OPORTUNIDADES.


Nessa última etapa do evento serão distribuidos os certificados para quem participou de pelo menos dois encontros. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no local ou pelo site http://twixar.com/88ELb93R/.

Mas de quem é a culpa?

Mas de quem é a culpa?


Mundo abtuso

Onde um estudioso vale menos do que um estúpido

Mundo hipócrita

Marcado pela diferença

Mas que ergue bandeiras á intolerância fincadas em modelos retrógrados

Mundo confuso

Onde se deseja o progresso construindo menos estradas e mais muros

Mundo medíocre

Onde se comemora o futebol, o carnaval, a cerveja, a mulher á mesa, ás "riquezas"

Encobrindo as crises

Mundo perverso

Onde se tolera a miséria, o crime, as guerras

Mas se repudia o amor entre os do mesmo sexo

Mundo religioso

Onde o nome de Deus está na boca de tantos padres e pastores

Que cospem na cara dos outros

Mundo raquítico

Onde ou se é desnutrido de corpo ou de espírito

Mundo sólido

Tijolos de ignorância, preconceito e ódio

Mundo cão

Onde se diz "sim" ao que merece "não"

Mundo nosso.



**Marina Porteclis.





A importância da Família e da Escola Na Construção da sua Personalidade.


Quando você compra um novo jogo de videogame e ainda não sabe como usá-lo, ou quando decide praticar um esporte mais ainda não sabe quais as regras, o que você faz? Em ambos procuram as instruções não é mesmo? Ou um auxilio de um profissional da área, e na vida, quando você tem duvidas de qual caminho seguir, o que você faz? Seria ótimo se na vida houvesse um manual para se seguir, mas não é assim. Um dia todos nos adquirimos discernimento para escolher os caminhos pelo qual seguir, ser capaz de sobreviver sozinho, mas quando estamos na juventude na falta de um manual é fundamental a orientação dos pais e professores. O diálogo entre pais,professores e alunos é necessário e fundamental. Ou seja,respeitar seu professor, que não são apenas máquinas, mas sim pessoas que você deve contar e seus pais que já passaram por essas mesmas duvidas que você. Você está se preparando para um mundo melhor. No mundo moderno para o qual você se prepara o bom profissional se distinguem não só pelos conhecimentos lógicos, mas sim pela capacidade de convívio saudável com seus semelhantes. O que torna a vida interessante é poder construir e vivenciar cada dia de uma vez em busca do desconhecido. Então jovens pense bem nas suas atitudes, pois elas refletiram mais tarde nas suas vidas.

UJS


Galera, a UJS está com tudo esse ano. Acreditamos na construção de uma juventude melhor, com melhores oportunidades e iqualitários a todos.

Estamos nas ruas,praças,fábricas , escolas, levando informação e diversão, mais cultura, não importa de qual tripo você seja a União Juventude Socialista é para todos.


Jornada de LUTAS da UMESC

Agenda da Semana UJS

Agenda da Semana / UJS

De 05 á 10 de Abril



Galera segue ai a Agenda da Semana.


Construção do Grêmio.



Segunda: Construção do Grêmio.

Local: IFBA

Horário: 08h30min e13h30min.



Terça: Construção do Grêmio.

Local: Colégio Polivalente.

Horário: 08h30min e 13h30min.



Quarta: Construção do Grêmio.

Local: Colégio Modelo.

Horário: 08h30min e 13h30min.



Quinta: Seminário de Políticas Publica.

Local: Cidade do Saber.

Horário: ás 14h. ( Debate sobre a Autonomia Juvenil)



Sexta: Reunião com a UJS

Local? Praça Montenegro

Horário: 16h30min.



Sábado: Reunião.

Local: Bate Caverna.

Horário: ás 14h.



É importante a presença de todos na reunião de Sábado para discutirmos pontos estratégicos para alcançar melhores resultados na construção do Grêmio.

A quem puder comparecer nos colégios durante a semana, informar horário disponível através do e-mail da UJS : ujscamaçari@gmail.com.br




E vamos Botar Ordem na Casa!