Agenda do dia

Reunião da DM
Local: "MarxCaverna"
Horas: 9h













Batalha de B.Boys no antigo Camelódromo.
Todo mundo lá, vai perder?
Representa CLAN a vontade fazendo o Sarau, apresentação de Macedo MC e ato de filiação da União da Juventude Socialista.

4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia recebe 600 estudantes e elege novo presidente

4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia recebe 600 estudantes e elege novo presidente

Nova diretoria define diversas frentes de luta no estado para próxima gestão e levanta bandeira de luta nacional

A Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus, no sul da Bahia, reuniu cerca de 600 estudantes de todo o estado no último final de semana, nos dias 1, 2 e 3 de julho, para o 4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB). No encontro foram debatidas as principais questões envolvendo as universidades baianas e eleita uma nova direção para entidade, que terá como presidente Luciano Marques, estudante de direito da União Metropolitana de Educação e Cultura de Lauro de Freitas (UNIME de Lauro de Freitas).

As questões envolvendo as universidades estaduais deram o tom do 4º Congresso. A defesa de mais autonomia, a revogação da lei estadual 7176/97, que institui que o reitor e vice-reitor das universidades estaduais sejam nomeados pelo Governador do estado, e maior financiamento foram algumas das principais demandas levantadas pelos participantes. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que tem como objetivo ampliar o acesso e a permanência no ensino superior, combater o aumento de mensalidades, evitar a invasão do capital estrangeiro nas instituições particulares e uma ampla política de assistência estudantil.

“Vale registrar que esse foi o maior congresso da história no estado, com a programação mais diversificada e com um bom número de estudantes presentes”, diz Vladimir Meira, ex-presidente da UEB.

Os convidados que marcaram os melhores momentos do congresso foram o ex-diretor da UNE e Professor Augusto Vasconcelos, e o ex- presidente da UNE e Deputado Estadual Javier Alfaya(PCdoB).

O novo presidente
Ele se define como desajeitado e adora fazer graça com os amigos, além de tímido se considera sentimental e divertido, Luciano Marques abre um pouco de sua vida para o site oficial da UNE. Com 24 anos, o novo presidente eleito da União dos Estudantes da Bahia cursa o 7º semestre do curso de Direito na UNIME de Lauro de Freitas.

Nascido em Itapitanga, interior da Bahia, Luciano só teve contato com o movimento estudantil quando se mudou para Salvador, para estudar. Foi após uma aula de Direito Constitucional que o seu, até então, Professor Augusto Vasconcelos (ex-diretor da UNE) lhe explicou o que era e como se organizava o ME. “Fui ao CONUNE de 2009, e lá pude conhecer mais de perto como, de fato, os jovens brasileiros estão comprometidos e preocupados com as questões principais do nosso país. Daí em diante fui me aproximando cada vez mais”, diz o jovem.

Para o novo presidente, assumir a UEB será uma grande responsabilidade, principalmente levando em consideração a gestão que antecede a sua. “Os desafios que estão postos para a nossa gestão, são indicativos de que nosso time não poderá relaxar. Serão dois anos de muita luta, muita mobilização, muito debate e atuação dentro das faculdades públicas e privadas da Bahia. Mas além dessa responsabilidade toda, me sinto muito gratificado também, honrado em representar essa entidade combativa e tão importante como é a UEB”, ele cita a gestão de Vladimir Meira como vitoriosa.

Quando o assunto é as frentes de luta definidas para sua gestão, Luciano responde que atuação acontecerá em diversos espaços, todos com seus desafios específicos. Nas universidades federais será realizado um balanço detalhado do REUNI para consolidar as conquistas inicias e corrigir problemas que surgiram durante sua implantação. Nas particulares a luta será contra a “estrangeirização” das instituições, contra o aumento abusivo das mensalidades, a democracia interna das universidades e a liberdade de organização dos estudantes em torno dos CAs, DAs, e DCEs. Para as estaduais o maior desafio será lutar para que o Plano de Reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, apresentado na gestão anterior, seja efetivado, lutando por mais autonomia e mais financiamento para as universidades.

“A luta pelas UEBA (Universidades Estaduais da Bahia) é muito importante e difícil. Se somarmos o orçamento de todas elas, o valor fica abaixo do que é investido somente da Universidade Federal da Bahia. Para conseguirmos avanços em todas as frentes de luta, precisaremos do apoio de todas as forças políticas que compõem a UEB. Além das necessidades do estado, também lançamos nosso apoio a UNE na luta pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação”, completa Luciano.

Com o apoio e orgulho da família, o jovem fala da inspiração e admiração que tem pelos pais. Diversas outras pessoas o inspiram, como a Deputada Federal Alice Portugal e o Deputado Estadual Javier Alfaya. Para ele existem diversos outros nomes, mas seria uma lista muito longa para ser citada.

“Para mim o movimento estudantil representa um importantíssimo setor do movimento social, os jovens tradicionalmente são vanguarda nas lutas mais importantes do país, não apenas na esfera educacional, e vamos continuar assim, engrossando ainda mais nossas fileiras!”, empolgado afirma Luciano.

Como bom jovem que é gosta de aproveitar as horas vagas com a namorada, com os amigos, tenta ler e estudar, joga vídeo e game e claro, acompanha o futebol que tanto gosta.

Eclético, Luciano gosta de diversos tipos de música, desde bandas de rock como Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Rage Against The Machine e System of a Down, como grupos de rap, música instrumental, música medieval, bandas nacionais como Legião Urbana, Los Hermanos e Raimundos, até música experimental. “Gosto de um pouco de tudo, depende da circunstância, mas não vivo sem música, sempre estou com meus fones de ouvido”, complementa.

“Em Salvador gosto muito de ir ao Museu de Arte Moderna, lá tem uma vista maravilhosa e é um lugar muito agradável. Adoro ir no meu Barradão (Estádio do Esporte Clube Vitória) ver meu Leão ‘brocando’ como dizemos por aqui! Adoro o Pelô, sempre tem uma boa música regional nas praças, sem contar o valor histórico daquele bairro e todo o charme de sua arquitetura. E não poderia deixar de citar o bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho, lugar perfeito pra levar a namorada, encontrar os amigos, conversar sobre tudo, inclusive política, e se divertir noite adentro”, conta o jovem seus lugares favoritos na cidade que mora.

Leitura é um hobby herdado da mãe, que costuma devorar um livro em poucas horas, com o curso de Direito e o movimento estudantil o hábito se intensificou e quando ele tem de indicar algum diz sem duvidar que todos devem ler Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), 1984 (George Orwell) e o Germinal (Émile Zola). “Adoro Machado de Assis também, e dele não indico um, indico tudo”, brinca Luciano.

Da Redação

Confira a programação do 52º Congresso Nacional da UNE


8 de julho de 2011
Confira a programação do 52º Congresso Nacional da UNE

Debates, seminários, atos públicos e a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, são alguns dos destaques da programação do 52º CONUNE que acontece entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia

A União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o CONUNE que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho. Mais de 10 mil jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para, juntos com outros estudantes, definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. As atividades se concentrarão na tradicional praça universitária de Goiânia, principalmente na PUC-GO e na UFG.

A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

Dois personagens centrais desse episódio serão homenageados pela UNE na abertura do Congresso, então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então presidente da UNE Aldo Arantes, que chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, Brizola Neto, substituirá seu falecido avô.

Com o tema “Pensando nos desafios da educação no Brasil” o grande destaque da programação na quinta-feira (14) fica por conta do II Encontro Nacional do ProUni. Marcando este ano a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda desde o início do programa, em 2004, estudantes de todo o país que cursam a universidade a partir desse programa do governo federal discutirão as vantagens, problemas e desafios do programa com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

No mesmo dia às 14h, um ato político com o tema “Educação tem eu ser 10! 10% do PIB para educação!” ocupa a Praça Universitária. Representantes da CUT, CTB, MST entre outras forças do movimento social estarão reunidas com a UNE para reivindicar a principal pauta do movimento estudantil, a democratização do ensino no Brasil com a luta da destinação de 10% do PIB e 50 % da arrecadação com royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação.

Durante as atividades, em diversos momentos o Congresso da UNE pautará o Plano Nacional de Educação (PNE) através de debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação.

Os estudantes também se reunirão em um ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). No ato estará presente a presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara a deputada federal Manuela D´Ávila, e foram convidados para o ato o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

UNE rumo aos 75 anos: novo site e selo comemorativo
A maior e mais tradicional organização da juventude brasileira se prepara para alcançar seus três quartos de século. Em 2012, a UNE chegará aos 75 anos de lutas e participação decisiva no futuro do país. As comemorações já começam no 52º Congresso, em Goiânia, com o lançamento de uma campanha, do novo site da UNE, de um selo comemorativo para os 75 anos além de outros materiais especiais.

A história da UNE confunde-se com a do próprio Brasil no último século e no começo deste. Em um passado recente, participaram do movimento estudantil pessoas como a presidente Dilma Rousseff e o compositor Vinícius de Morais, como o ex-governador de São Paulo José Serra e o cineasta Cacá Diegues, como o religioso Frei Beto e o poeta Ferreira Gullar.

Ocupando as ruas e praças do Brasil, os estudantes combateram o nazi-facismo durante a segunda guerra mundial, lutaram pelo fim da ditadura do Estado Novo, pela defesa do patrimônio nacional com a campanha “O Petróleo é Nosso” e pelas reformas sociais durante os anos 60. Resistiram ao regime militar, sob pena de perseguições torturas e mortes, pintaram as caras nos anos 80 para reivindicar as Diretas Já e também pela campanha de impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Nos anos 90, lutaram contra o neoliberalismo e as privatizações. Atualmente, a UNE tem uma pauta diversificada de lutas que vai da democratização da universidade ao combate ao racismo e à homofobia dentro das instituições de ensino.

Eleições na UNE
O processo para eleger a nova diretoria da UNE começa com a etapa estadual. O Diretório Central de Estudantes (DCE) de cada universidade promove a eleição dos delegados que vão representar as instituições no Congresso. Os representantes são eleitos pelos alunos, sendo que a cada dois mil estudantes é eleito um delegado. Caso a universidade não possua DCE, uma comissão de dez alunos é cadastrada e, após a aprovação pela comissão responsável, a instituição pode eleger seus delegados.

Durante a etapa nacional, os delegados votam (em caráter secreto) durantes os últimos dois dias do evento nas chapas que se candidatarem à diretoria da UNE. A chapa vencedora indica o presidente e a quantidade de diretores proporcional ao número de votos obtidos. A chapa que obtiver a segunda maior votação faz a indicação do vice presidente e a que ficar em terceiro lugar indica a 3ª chamada.

Confira abaixo a programação completa do 52º CONUNE:

13 de julho - Quarta-feira
19h
– Cortejo e abertura do 52º Congresso Nacional da UNE
Tema: Os 50 anos da “Cadeia da Legalidade”
Homenageados: Aldo Arantes e Leonel Brizola

22h – Programação cultural


14 de julho - Quinta-feira
09h
– II Encontro Nacional de Estudantes do Prouni – “Pensando nos desafios da educação no Brasil”

12h – Almoço

14h – Ato político: “Educação tem que ser 10! 10% do PIB para educação!”

18h – Grupos de Discussão

1) As mulheres e o combate ao machismo

2) A UNE e o combate ao racismo

3) O movimento LGBT e combate à homofobia

4) Esporte universitário

5) A rede de cultura nas universidades

6) Comunicação das entidades estudantis

7) Movimento estudantil

8) Movimento estudantil

9) Movimento estudantil

10) Financiamento das entidades estudantis

11) A UNE e a luta pelos direitos Humanos

12) Assistência Estudantil

13) Projeto Rondon e extensão universitária

14) A UNE e a solidariedade internacional

22h – Programação cultural

15 de julho - Sexta-feira
09h
– Seminário: Debatendo o Plano Nacional de Educação

Painel 1: Os desafios do Plano Nacional de Educação e o papel do Fórum Nacional de Educação

Painel 2: Democratização do acesso e permanência nas universidades

Painel 3: Autonomia e financiamento das universidades públicas

Painel 4: Regulamentação do ensino superior privado

Painel 5: Universidade, inovação tecnológica e política industrial

Painel 6: Valorização dos profissionais em educação no Brasil

Painel 7: Educação e cultura como projeto de extensão nas universidades

09h - 2ª Conferência Nacional de Juventude: Conferências Livres de Juventude
Conferência 1: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos

Conferência 2: Juventude, saúde, esporte, lazer e tempo livre

Conferência 3: Juventude, educação e trabalho

Conferência 4: Juventude e o direito à banda larga

Conferência 5: As jovens mulheres transformando a universidade

Conferência 6: Juventude Negra conquistando direitos e desenvolvendo o Brasil

Conferência 7: Juventude e a luta contra a homofobia

12h – Almoço / Ato Político:
Ato em defesa da Comissão da Verdade: “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”

14h – Ciclo de debates
Painel 1: Os rumos do desenvolvimento econômico e social brasileiro

Painel 2: Soberania nacional e solidariedade internacional

Painel 3: Os impactos dos agrotóxicos no Brasil: uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente

Painel 4: Reforma urbana no Brasil de hoje

Painel 5: Construindo um Sistema Único de Saúde

Painel 6: Democratização dos meios de comunicação e marco regulatório da mídia no Brasil

Painel 7: Debatendo a política nacional de drogas

Painel 8: Esporte e desenvolvimento

Painel 9: Reforma Política e ampliação da democracia no Brasil

18h – Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas consensuais)

22h – Programação cultural

16 de julho - Sábado
09h –
Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas divergentes)

12h – Almoço

14h – Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas divergentes)

22h – Programação cultural

17 de julho - Domingo
09h
– Plenária final 52º CONUNE (eleição da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes)

Da Redação

Reunião da direção nacional da UJS definiu ajustes de mobilização e candidato da entidade ao CONUNE.

Ter, 05/07/11 12h44
Reunião da direção nacional da UJS definiu ajustes de mobilização e candidato da entidade ao CONUNE.

No dia 04 de julho ocorreu a última reunião da direção nacional da UJS antes do 52º Congresso da UNE. Com um clima de muito otimismo, foram apontados os últimos ajustes para que os Estados se organizem e concluam o processo de mobilização, levando grande bancada de delegados para Goiânia, cidade que sediará, entre os dias 13 a 17 de Julho, o CONUNE. Também ficou definido que Daniel Iliescu será o candidato no Congresso, representando toda a juventude socialista.
Disputar os rumos do governo de Dilma Rousseff - Participou da reunião o secretário nacional de juventude do PCdoB, Julio Vellozo, que fez uma avaliação da realidade internacional e nacional. Segundo Vellozo, diferente do que vem ocorrendo na Europa, o Brasil vive um momento positivo e deve ser aproveitado pelos movimentos sociais para que se concretizem bandeiras históricas, como os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação e a revogação do veto ao projeto que destina 50% do fundo social do pré-sal ao mesmo setor. Para isso, são extremamente necessárias as mobilizações de rua, pressionando o governo e o empurrando à esquerda, para dar continuidade ao projeto nacional de desenvolvimento iniciado no governo Lula.

Vellozo fez uma análise sobre a tentativa de setores da mídia e da intelectualidade de compararem as mobilizações que ocorrem pelo mundo a uma “inércia da juventude brasileira”. “Em primeiro lugar, não se pode comparar realidades que são extremamente diferentes. As mobilizações que ocorrem pelo mundo afora são em defesa da democracia, no caso do mundo árabe, e, no caso da Europa, em defesa dos direitos trabalhistas. A juventude na Europa está se formando e não tem emprego, pelo contrário, os que têm emprego estão perdendo. No Brasil, nuca vivemos um período de tantas liberdades democráticas e com o desemprego na casa dos 6%, o que pode se considerar como uma situação de quase pleno emprego”, ratificou o dirigente. Ele ainda lembrou as atividades das entidades estudantis no começo do ano, passeatas por todo o país em defesa dos 10% do PIB para educação.

Reta final para o 52º Congresso da UNE - A direção nacional fez uma breve avaliação dos congressos de UEEs (União Estaduais de Estudantes) e deu orientações para garantir uma grande bancada de delegados ao congresso da UNE. Realizados os congressos estaduais, o saldo foi positivo, visto que em todos os Congressos a UJS – em conjunto com diversos aliados – saiu vitoriosa, elegendo todos os presidentes (a) das entidades estaduais, em SC, PR, SP, MG, RJ, BA, PE, PA, AM, entre outros.

A tarefa central de todos os Estados agora é trabalhar para garantir a menor quebra possível de delegados ao congresso da UNE. Isso implica um grande processo de amarração desses delegados, com plenárias para elevar o grau de politização dos estudantes, ligações para cada um desses estudantes, encaminhamentos do credenciamento e garantias de estrutura para o transporte desses delegados. “Não pode haver nenhum militante da UJS sem tarefa. Estamos a poucos dias do maior desafio da nossa organização. Fazer um grande congresso da UNE, politizado e unido em torno de um projeto nacional de desenvolvimento é uma tarefa da União da Juventude Socialista”, salientou Renatta Petta, diretora de movimento estudantil da UJS.

Daniel Iliescu é indicado candidato da UJS a presidência da UNE - Apresentado com muito entusiasmo pelo presidente da UJS, André Tokarski, Daniel Iliescu foi saudado e referendado por todos os participantes da reunião. Segundo Tokarski, Daniel representa o novo jeito da UJS fazer política, uma política que não abre mão de seus objetivos, mas que, ao mesmo tempo, constrói um grande leque de alianças com as forças progressistas da juventude.

Daniel Iliescu tem 26 anos de idade, é estudante de ciências sociais da UFRJ e tem uma trajetória de lutas no movimento estudantil. Iniciou sua militância na Associação Petropolitana de Estudantes Secundaristas. Em seguida, ao ingressar na universidade, participou do centro acadêmico do seu curso, foi do conselho universitário da UFRJ, presidiu a UEE-RJ e atualmente é diretor de relações internacionais da UNE.

Ao falar na reunião, Iliescu citou uma frase de Fidel Castro, “toda glória do mundo cabe num grão de areia”, afirmando que o que importa é projeto coletivo, que ninguém constrói nada sozinho. Ao finalizar sua fala, Iliescu disse se sentir muito honrado com a indicação de seu nome para candidato a presidência da UNE e finalizou recitando uma parte de um poema de Gonçalves Dias, “... a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar. Se eleito, este será o maior desafio da minha vida e me dedicarei junto com todos e todas a construir uma UNE ainda mais combativa e de massas".

Cidade do Saber inscreve para oficinas de dança e artesanato

Cidade do Saber inscreve para oficinas de dança e artesanato

A Cidade do Saber inscreve até 12 de julho, para as oficinas de salsa e dança livre. Os interessados nas aulas de desenho infantil, desenho artístico, artesanato (caixas), artesanato em recicláveis, pintura, pintura em tecido, tear, customização com bordado e crochê, cenário e adereços, velas e luminárias artesanais e patchwork podem se inscrever até dia 17. O manual de matrícula pode ser acessado pelo site www.cidadedosaber.org.br ou nos murais internos da entidade. As oficinas têm duração de 1 semestre e beneficiam alunos com idade a partir dos 7 anos, de acordo com cada curso.


Caetano bota bloco na rua de olho no 'petróleo' de 2014

Caetano bota bloco na rua de olho no 'petróleo' de 2014


Quem marcou posição na festa do 2 de Julho foi o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Candidatíssimo a sucessão de Jaques Wagner, em 2014, o presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB) se desgarrou do PT e levou seu grupo de prefeitos e assessores para a rua. As camisas com o slogam “O petróleo é nosso royalties já para todos os municípios” é mais que uma bandeira em defesa da redistribuição diferenciada das riquezas do petróleo na camada pré-sal para municípios mais pobres.


Além do vice-governador Oto Alencar, do senador Walter Pinheiro (PT) e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), Caetano sabe que terá como um dos fortes concorrentes, o presidente da Petrobrás, o baiano José Sérgio Gabrielli, tido como o preferido do ex-presidente Lula para ocupar o Palácio de Ondina, na sucessão de Jaques Wagner. Aprofundar a discussão sobre mudanças nas regras de distribuição dos lucros do petróleo, via UPB, é certeza de ampliar seu horizonte como líder municipalista. Caetano sabe a força deste capital e vem usando de forma eficaz.


Bandeira apetitosa, justa e que lhe garante palanque em todas as cidades baianas, especialmente nas mais pobres, a luta pela distribuição dos recursos obtidos com a exploração do petróleo é hoje seu principal combustível. Com a máquina da UPB e a experência de 3 gestões municipais, Caetano assume a dianteira e segue, cidade por cidade, prefeito por prefeito, fortalecendo e trazendo para si a plataforma que pode ser o seu diferencial na disputa interna do seu partido. Com os cofres municipais vazios e na maioria mau administrados, o dinheiro do pré-sal pode ser o posto de abastecimento para prefeitos com o ponteiro batendo na reserva.


Cada vez mais traquejado e próximo da mídia, graças a confortável situação financeira de Camaçari, Caetano tenta consolidar como sua, a bandeira da distribuição justa das riquezas do pré-sal entre os mais pobres. Com movimentos cada vez mais intensos e de longo alcance, ultrapassa as fronteiras da Bahia e busca camadas mais profundas do poder, ao levar sua 'sonda de prospecção' para Brasília, através do movimento nacional dos prefeitos. A sucessão, assim como o pré-sal, estão na fase inicial. A construção de um exército não deixa de ser um bom começo. João Leite

Professores da rede municipal e estadual paralisaram suas atividades

Professores da rede municipal e estadual paralisaram suas atividades

Aratu Online
Na luta pela implantação da Lei 11.738, professores da rede pública municipal e estadual da Bahia paralisaram as atividades nesta quarta-feira (6) seguindo a decisão da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.

Em todo o país, professores irão parar para exigir a implantação do piso salarial, do plano de carreira e da aprovação do Plano Nacional de Educação que está em tramitação no Senado.

“Após o STF (Superior Tribunal Federal) reconhecer a constitucionalidade do projeto do piso nacional de R$1.187,97 com jornada de 40 horas, alguns estados entraram com uma liminar para pagar apenas um salário mínimo. Essa liminar foi derrubada e agora nós estamos reivindicando nossos direitos”, afirmou o coordenador-geral da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) Rui Oliveira.

A categoria realizará dois atos de protestos. O primeiro de maiores proporções será feito na frente do Tribunal de Justiça no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Lá nós iremos reivindicar o julgamento da URV para que eles nos paguem a dívida trabalhista que eles nos devem desde 1994”, afirmou Rui Oliveira. O segundo protesto será realizado às 9 horas na Praça da Piedade por professores da rede municipal.

Eleições proporcionais preocupam partidos aliados

Eleições proporcionais preocupam partidos aliados

Dirigentes do PTB, PRB, PCdoB, PSB e PDT garantem que o debate sobre o nome para a sucessão do prefeito Luiz Caetano está no começo e não deve ser precipitado. Criticam a ação de grupos interessados na criação do que chamam de ‘fato consumado’, quando apresentam na mídia uma versão de que o provável candidato a prefeito pelo PT, Ademar Delgado, já conta com o apoio de todos os 11 partidos da base aliada. Além do PT, já declararam oficialmente apoio ao candidato do prefeito, o PTdoB, PHS, PSL, PSC e PV.


Um almoço, na próxima sexta-feira (08/07), em Camaçari, reúne dirigentes municipais e representantes estaduais das 5 legendas. O grupo, que vem debatendo desde março, busca se fortalecer e conquistar espaços políticos e contribuírem de forma mais efetiva para a administração. No cardápio, temas como segurança, mobilidade urbana, saúde, educação e o próprio processo eleitoral. Foram convidados a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais Márcio Marinho (PRB) e Daniel Almeida (PCdoB), os estaduais Roberto Carlos (PDT) e Sildevan Nóbrega (PRB) e o Presidente do PTB Estadual, Jonival Lucas.


Segundo o ex-vereador Waldy Freitas, dirigente do PTB e candidato a candidato a prefeito, os partidos estão preocupados com a sobrevivência política. A postulação é legítima e não se trata de reação ou oposição ao governo municipal. O petebista lembra que a próxima Câmara de Vereadores terá 19 representantes e as projeções mostram que os partidos da base aliada precisam estar atentos.


O PT quer sair dos atuais 5 vereadores para 9 representantes na Casa. A conta deixa 10 cadeiras para serem disputadas pelos 6 atuais vereadores da outra parte da bancada governista, formada por Oto da Farmácia, migrando do PSDB para o PSD, Alfredo Andrade (PSB), Bispo Jair (PRB), Dilson Magalhães (PSC), Carmem Siqueira (PTB) e Zé de Elísio (PTdoB).


E é justamente esta conta que preocupa os aliados, especialmente PCdoB e PDT, sem representação no Legislativo. Joelson Macedo, dirigente do PCdoB, garante que além das bancadas estaduais e federais, os 2 partidos, mais o PSB, o PRB e o PTB discutem a união em torno de uma coligação nas proporcionais (vereadores). Esses partidos têm tradição política, debatem os grandes problemas nacionais, apresentam propostas e não são legendas cartoriais. O dirigente comunista garante que esse compromisso e a experiência com a governabilidade dos 5 tem ajudado a buscar o diálogo com o prefeito Caetano, que começa a se mostrar mais sensível.


Outro fator que preocupa é o crescimento da oposição. Além dos atuais vereadores Antonio Elinaldo e Jorge Curvelo (DEM), o grupo ganha o apoio do PMDB, PTN, PDC e PSDB. O bloco aposta num crescimento de, no mínimo, 100%, com a conquista de mais 2 cadeiras.


Nas eleições proporcionais de 2012, o coeficiente eleitoral não deve sofrer muitas mudanças em relação a 2010. Deve ficar na faixa dos 6 mil votos. Segundo cálculos, esse é o número mínimo que cada partido ou coligação vai precisar para garantir 1 cadeira.

Vereadores e secretários de Camaçari não pagam nem pedágio

Vereadores e secretários de Camaçari não pagam nem pedágio

Os vereadores e secretários municipais de Camaçari não precisam desembolsar R$ 2,60 por cada viagem até Salvador e cidades vizinhas, ou de volta ao município, como fazem os moradores e os milhares de motoristas que usam as vias de ligação do município, sede do maior complexo industrial integrado da América do Latina. Graças a generosidade da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Camaçari, um grupo seleto de políticos e técnicos dos poderes Executivo e Legislativo passa livremente pelas 5 praças de pedágio do Sistema BA-093.


Na lista dos privilegiados com o “Passe Expresso”, que começou a ser distribuído há pouco mais de 15 dias, estão os 13 vereadores e alguns diretores do Legislativo Municipal. Também estão livres dos gastos e das filas nos guichês, especialmente nos horários de pico, os 24 secretários e dirigentes de órgãos do 1º escalão da prefeitura. O benefício se junta ao carro alugado com cota mensal de combustível. Para não fugir à regra, os edis levam vantagem sobre os secretários. Recebem mensalmente R$ 1.100 em tíquetes combustível, o que permite abastecer o Focus sedam, alugado pela Casa, ou usar parte da cota de quase 400 litros de gasolina em outros veículos. Na prefeitura, o benefício e a mobilidade com o vale-combustível são menores, mas não menos atraentes. Os secretários têm direito a um veículo modelo Siena e R$ 700,00 de combustível através do sistema de cartão com chip, que não permite abastecer outro veículo com os cerca de 250 litros de gasolina.


O conforto oferecido aos secretários de Camaçari e vereadores também pode ser obtido pelos demais cidadãos. A única diferença é que para ter direito à facilidade, o contribuinte precisa pagar. O "Passe Expresso" exige antecipação de um valor mínimo de R$ 65, o equivalente a 25 passagens. Rápido e sem burocracia, o sistema de leitura óptica identifica o chip instalado no para-brisa dianteiro do veículo, que espera apenas alguns segundos para que a cancela de passagem seja liberada. A instalação do 1º chip identificador, que não pode ser transferido para outro veículo, é grátis por 6 meses. Após essa data, o cliente passa a pagar uma taxa mensal de R$ 6,90, para ter direito ao serviço. O pagamento inicial é feito no ato da adesão, em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou cheque eletrônico. O valor da passagem (R$ 2,60) é o mesmo cobrado na praça de pedágio.


A cobrança do pedágio começou dia 16 de abril, pelo posto instalado na antiga unidade da Polícia Rodoviária Estadual, Km 8 da Via Parafuso (BA-535). O chamado Sistema BA-093 também possui guichês nos quilômetros 8 da Via Cia/Aeroporto (BA-526) e BA-093 (Simões Filho). No Km 11 da Canal de Tráfego (BA-524) e no Km 44 da BA-093 (Mata de São João). A tarifação nos 121 quilômetros será administrada até 2036, pela Bahia Norte, empresa do Grupo Odebrecht, o mesmo que controla os postos de cobrança da estrada do Coco (BA-099), implantados em 2000.


Os preços variam de R$2,60, para automóvel, caminhonete e furgão, a R$ 23,80 para carretas com 9 eixos. Caminhonete com semi-reboque paga R$ 4,00, enquanto caminhão leve, caminhão, ônibus, trator e furgão pagam R$ 5,30. A tarifa para motos é de R$ 1,30. Joao Leite












Entidades baianas exigem justiça para Catarina e Colombiano

Entidades baianas exigem justiça para Catarina e Colombiano

“Vamos fazer de tudo para que este crime não fique impune. O governador mostrou que a Polícia está empenhada nas investigações, mas um ano é muito tempo para a falta de pistas. Nós vamos continuar mobilizados para cobrar a punição dos autores deste crime brutal”, assim o presidente do PCdoB em Salvador e irmão de Catarina, Geraldo Galindo, sintetizou o sentimento das dezenas de pessoas que participaram na manhã desta quarta-feira (29/6) das manifestações do primeiro ano do assassinato do casal.

galeria Catarina e Colombiano

As homenagens ao diretor do Sindicato dos Rodoviários Paulo Colombiano e à secretária do PCdoB Catarina Galindo começaram nas primeiras horas da manhã, quando rodoviários, membros da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), familiares e amigos se encontraram em frente à Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Piedade, para pedir justiça. Em seguida, todos seguiram para a Igreja de São Pedro, no mesmo local, para participar de uma missa em memória do casal assassinado na noite de 29 de junho de 2010, quando chegavam em casa, no bairro de Brotas, em Salvador.

Durante a celebração, o padre João de Deus falou diversas vezes da necessidade de se apurar com a devida celeridade o crime, encontrando e punindo os responsáveis. O pároco lembrou também que Colombiano e Catarina morreram por defenderem os direitos dos rodoviários, ou seja, o bem coletivo e que, por tanto, toda a sociedade deveria também se mobilizar para cobrar a elucidação da morte do casal.

Ecos na praça

Este foi o mesmo argumento utilizado por sindicalistas, lideranças políticas, familiares e amigos do casal durante o ato de protesto que foi retomado logo após a celebração religiosa. Ao microfone, em frente à SSP, Geraldo Galindo falou da militância política de Paulo e Catarina, lembrando que os dois estavam sempre entre os primeiros a chegar nos eventos e manifestações realizadas pelo PCdoB. “Eles morreram por defenderem o que acreditavam. Ele, por ser rigoroso na defesa da ética e da honestidade. Ela, por ser a companheira de Paulo de todas as horas e uma das pessoas mais generosas que nós conhecíamos”, disse Galindo, acrescentando que a melhor forma de mostrar que a luta deles valeu a pena é fazendo justiça.

“É claro que a prisão dos assassinos e mandantes não trará a alegria de volta para a nossa família, pois este crime brutal nos marcará para sempre. Mas, a elucidação do crime e a prisão dos criminosos trarão um alívio muito grande para nós. A família Galindo não tem dúvidas de que o governo está empenhado para resolver o caso, mas enquanto isso não acontecer, vamos continuar com as manifestações em busca de justiça”, declarou Geraldo Galindo.

O presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, também falou do impacto que a morte do casal trouxe para os rodoviários, os sindicalistas da CTB e os comunistas em geral. “A minha vida jamais será a mesma depois do assassinato de Colombiano e Catarina e tenho certeza que muitos aqui presentes sentem o mesmo. Por isso, vamos tornar esta manifestação de hoje permanente, transformando-a em uma grande campanha para que este crime não fique impune. Vamos usar as redes sociais, os nossos contatos e tudo que estiver ao nosso alcance para cobrar e ajudar a descobrir quem matou nossos valorosos companheiros. Vamos sair daqui agora e colocar esta campanha nas ruas”, conclamou Araújo.

Cobrança constante

As manifestações da manhã desta quarta-feira não foram as únicas realizadas para cobrar a punição dos assassinos de Catarina e Colombiano. Durante todo o ano, dirigentes do Sindicato dos Rodoviários, da CTB Bahia, amigos e familiares participaram de protestos para cobrar celeridade nas investigações e evitar que o crime caia no esquecimento. “Nós estamos sempre mantendo a mobilização e fazendo todas as ações necessárias para contribuir com a elucidação deste caso. Temos todo o interesse na solução deste caso. Sabemos que isto não devolve a vida de Paulo e Catarina, mas nos deixa com um certo sentimento de justiça. E isto só será possível quando os mandantes e executores do crime forem punidos”, reafirmou o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira.

Presente às manifestações, a família do casal reconheceu a importância da mobilização dos amigos. “Eu estou tão feliz pela manifestação, pela missa, pela quantidade de gente que veio. Pela quantidade de apoio, de telefonemas, mensagens de força que nós estamos recebendo hoje, de conforto, de força. Isso tudo é muito importante para a montagem da estrutura para que a gente continue lutando para que este crime não caia no esquecimento. Para que a gente saiba por que isto aconteceu e que os responsáveis sejam presos. A cada dia que passa, a gente tem ficado mais feliz por esta luta de forma conjunta. Depois da última reunião com o governador criamos uma esperança maior. Acreditamos na palavra do governador de que o governo está empenhado na investigação e estamos esperando uma solução para o crime. No entanto, 365 dias é um período muito longo para que um crime tão bárbaro esteja sem punição”, declarou a filha de Catarina, Ana Paula Galindo.

As homenagens ao casal de comunistas prosseguem às 19h, quando acontece a assembléia de fundação do Instituto de Formação e Qualificação Profissional Paulo Colombiano e Catarina Galindo, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. Os comunistas serão lembrados também durante o cortejo do 2 de Julho no sábado.

De Salvador,
Eliane Costa

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

4° Congresso elege novo Presidente da UEB




Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho.
A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt, Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros. A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos grupos que se organizam nas universidades.



O tom do 4º congresso pós- reconstrução foi dada pela questão das universidades estaduais, em defesa de mais autonomia, revogação da lei 7176/97, maior financiamento e investimento em assistência estudantil. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI nas Universidades Federais do estado, combater o aumento de mensalidades nas faculdades e universidades privadas além barrar invasão do capital estrangeiro nessas instituições, e ajudar a desenvolver uma ampla política de assistência estudantil, o evento reuniu mais de 300 estudantes do estado da Bahia.






“A UEB e a UNE estão preparadas para buscar mais conquistas e travar lutas sempre em busca de uma Bahia e um Brasil mais justo, estamos muito motivados na véspera do CONUNE, processo que mobiliza milhares de estudantes pelo Brasil, esse é o maior patrimônio da UNE.” Disse Augusto Chagas, presidente da UNE que participou da programação do Congresso.











“O CONUEB foi rico no debate político, participativo, foram apresentadas varias proposições pelo conjunto dos estudantes que souberam conviver com a diversidade de opiniões, a UEB inicia uma nova gestão com o animo renovado para tocar a luta em todas as regiões do estado e fazer com que nossa entidade esteja cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes baianos.”

Disse Luciano Marques, estudante de direito da UNIME- Lauro de Freitas eleito presidente da entidade para o próximo biênio.










Estiveram Presentes no 4° Congresso da UEB Augusto Chagas (Presidente da UNE), Tiago Ventura (Vice-Presidente da UNE), Tassio Brito (Terceiro Vice-Presidente da UNE), Harlen Oliveira (Tesoureiro Geral da UNE) André Vitral (Diretor de comunicação da UNE), Daniel Illiescu (Diretor de Relações Internacionais da UNE) e Joana Parolli (Diretora de Privadas da UNE), Cledisson Junior (Diretor de Combate ao Racismo da UNE), Maurício Guimarães (Vice-UNE Bahia), Juremar de Oliveira (Presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia), Angela Guimarães (Conselho Nacional de Juventude), Javier Alfaya (Ex-Presidente da UEB) Entre outros.

Reunião da Direção Municipal dia 09/07


Onde?Stim

Quando?09/07
Horas? 9h



Pauta:
1-Conferência de juventude 2-Executiva da UJS 3-Curso de formação