50° Congresso da UNE elege Lúcia Stumpf presidente e aprova calendário de lutas

Entre os dias 5 e 8 de julho, Brasília se tornou também a capital dos estudantes brasileiros. Nesse período, cerca de 7 mil estudantes de todo país se reuniram no 50° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que entrou para a história como um dos mais importantes da entidade.

Esse Congresso também inaugurou uma novidade: a eleição direta de delegados, ou seja, os estudantes de cada instituição de ensino superior elegeram através do voto seus representantes ao Congresso da UNE, tornando o processo mais democrático e proporcionando aos estudantes brasileiros uma maior participação no mais importante evento do movimento estudantil.

Vários debates aconteceram através das dezenas de Grupos de Discussão (GD's), Painés e Seminários que ocorreram simultaneamente na Universidade de Brasília (UnB), palco do Congresso. Na Plenária Final, foram aprovadas as resoluções políticas, indicando os rumos que a entidade dos universitários brasileiros deverá tomar.

Fora Meireles do Banco Central!

Essa será uma das principais campanhas que serão desenvolvidas pela UNE nos próximos meses. Na opinião da entidade, a presença do tucano Henrique Meireles na direção do Banco Central atravanca o crescimento do país, através da implementação de uma política econômica conservadora. Na sexta-feira, foi realizada uma grande passeata, que se concentrou na Esplanada dos Ministérios e teve destino ao Banco Central do Brasil, onde os estudantes brasileiros deram o recado ao ex-presidente do Bank Boston.

A próxima manifestação será no dia 15 de agosto, também em Brasília.
Eu quero é botar meu bloco na rua!
Com o voto de cerca de 70% dos delegados presentes, o movimento "Eu quero é botar meu bloco na rua" foi vitorioso no 50° Congresso da UNE, aprovando as diretrizes que serão seguidas pela entidade na próxima gestão e elegendo Lúcia Kluck Stumpf (foto) presidente da União Nacional dos Estudantes.
Lúcia Stumpf, militante da UJS, será a quarta mulher a presidir a entidade ao longo de 70 anos de história da UNE. Atual diretora de relações internacionais, Lúcia também já foi diretora de comunicação e vice presidente da UNE no Rio Grande do Sul, sua terra natal. Em sua despedida da presidência que exerceu nos últimos quatro anos, Gustavo Petta destacou as virtudes da nova presidente e lembrou as importantes vitórias alcançadas nos últimos anos, sempre a base de muita luta!

Nenhum comentário: