Chapa liderada pela UJS vence o Congresso da UMESC

Mais de 150 estudantes de Camaçari compareceram ao 2º Congresso da UMESC, realizado no dia 16 de novembro no Sindicato dos Metalúrgicos. Durante o Congresso, os delegados eleitos em suas Escolas discutiram os rumos do movimento estudantil no município.

No ato político de abertura, várias autoridades prestigiaram o Congresso, entre elas o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), o secretário de esportes e lazer da Prefeitura, Joelson Macedo e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Aurino Pedreira (foto). Segundo Pedreira, "o grande desafio, após esse vitorioso Congresso, é o retornar às escolas e construir ainda mais lutas". O deputado Javier também saudou os estudantes, afirmando que "a juventude sempre esteve à frente da grandes mobilizações, e Camaçari não fugiu à essa regra".

Após o almoço, grupos de discussão debateram os temas "Educação e Movimento Estudantil" e "Gênero, Raça e Sexualidade", traçando os objetivos da UMESC para os próximos dois anos.

Na Plenária Final foram aprovadas as resoluções do Congresso e eleita a nova diretoria da UMESC, onde apenas a chapa "Todo mundo pra rua, pra não dizer que não falei das flores" foi inscrita, tendo o militante da UJS Marcus Vinicius como candidato a presidente. Em seu discurso de posse, Marcus, que é estudante do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, destacou os avanços obtidos pelo movimento estudantil mas ressaltou que "a UMESC deverá estar mais próxima dos estudantes durante a próxima gestão", e que "agora é a hora de ocupar as ruas dessa cidade em defesa de mais direitos". A nova diretoria da entidade é composta por 15 estudantes, sendo a maioria deles filiados à União da Juventude Socialista.

Nenhum comentário: