PLENÁRIA ESTADUAL DA UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) realizou, neste fim de semana (18 e 19/02), em Salvador, a segunda maior plenária da sua história no estado. Na pauta de discussões estavam a participação da juventude nos projetos de governo de Lula e Wagner, a construção dos Congressos Estadual e Nacional da UJS, e a participação da entidade na 1° Conferência Estadual de Juventude, iniciativa inédita do Governo do Estado.

No primeiro dia, a abertura e os debates aconteceram no Sindicato dos Comerciários, mas por conta do grande número de participantes, os organizadores precisaram transferir o evento para o Sindicato dos Bancários da Bahia, a fim de oferecer acomodações mais amplas.

Para a abertura do seu Congresso Estadual, que acontecerá em Salvador, os membros da UJS decidiram por uma data histórica para o movimento estudantil baiano: o 16 de maio. Foi neste dia, em 2001, que centenas de estudantes, professores e trabalhadores enfrentaram a polícia em uma verdadeira batalha urbana para exigir a cassação do então senador Antônio Carlos Magalhães. O Congresso Estadual irá até o dia 18 e pretende preparar a delegação baiana para o Congresso Nacional, que acontece em São Paulo, nos dias 29 a 1° de junho.

Outro ponto bastante debatido foi o papel da entidade no ano eleitoral de 2008. Para Marcelo Gavião, presidente nacional da UJS, os espaços de atuação estão aumentando e precisam ser aproveitados. “Precisamos trabalhar na construção de uma UJS ainda mais capaz de intervir na vida política da Bahia e do Brasil, através de mais mobilização, de mais passeatas e de todas as formas que pudermos”, destaca. Gavião adiantou que a entidade pretende apoiar diversos candidatos nas eleições para prefeito e vereador, em todos os estados do país, como a candidatura de Juremar Oliveira à Câmara dos Vereadores de Salvador e de Manuela D´Ávila à Prefeitura de Porto Alegre, ambos pelo PCdoB.

A tese de que os espaços destinados à participação da juventude nas decisões políticas estão crescendo, principalmente depois das eleições de Wagner e Lula, também condiz com o discurso de Jurandir Silva, secretário estadual de Movimentos Sociais do PCdoB e um dos palestrantes na Plenária. Para ele, “antes não existiam espaços, nem canais de diálogo com o Governo do Estado e agora eles começam a aparecer”. Silva afirma que, além da iniciativa de realizar a 1° Conferência Estadual de Juventude, o Governo do Estado também tem dado outros passos importantes na democratização da sua gestão. “Tudo indica que, talvez dentro da própria Conferência Estadual, seja criado o Conselho Estadual de Juventude, que irá elaborar fiscalizar e implementar políticas públicas para a juventude”. Ainda segundo Silva, além do Conselho, também há a possibilidade de criação de um espaço para a elaboração dessas políticas, seja ele uma secretaria, coordenadoria ou superintendência. Entre as diversas lideranças que prestigiaram o evento estavam a deputada federal Alice Portugal e o deputado estadual Álvaro Gomes, ambos do PCdoB.

Nenhum comentário: