UBM e UJS mobilizam p/ 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas

Mais de doze organizações juvenis e feministas, entre elas as jovens mulheres do Coletivo Loreta Valadares da União Brasileira de Mulheres (UBM), estão mobilizadas em todo país para o 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de março, em Fortaleza, no Ceará. A expectativa é que participem mais de 100 mulheres jovens de várias regiões do país.
O objetivo do encontro é consolidar a criação da Articulação Brasileira de Jovens Feministas (ABJF) e fortalecer a agenda de políticas públicas para as mulheres jovens. A ABJF é a rede responsável pela organização do evento.

''Esse vai ser o primeiro momento que nós vamos ter para reunir em nosso país todos as organizações de jovens feministas. Com essa possibilidade cresce a luta pela legalização do aborto, contra a violência às mulheres, pela autonomia da família, entre outros debates que estarão presentes no encontro. Por isso, o encontro de Fortaleza tem um significado muito importante'', disse Daniele Costa, 28 anos, da coordenação Nacional da UBM, ao Vermelho.

No 1º Encontro apenas jovens mulheres poderão participar. ''Por ser um primeiro momento entre as organizações de jovens femistas a ABJF só permitirá a participação de meninas. Um argumento que na minha opinião justifica essa decisão. Mas, como lutamos por novos valores na sociedade, precisamos evoluir para envolver os homens. É claro que o preconceito estrutural é muito maior sobre as mulheres. Porém, para que construamos espaços para a emancipação das mulheres serão necessários muitos homens conosco em nossa luta. Nesse sentido, acredito que nos próximos encontros também poderão participar meninos'', falou Daniele que também é diretora de Jovens Mulheres da União da Juventude Socialista (UJS).

O Encontro conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert, Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.

Histórico

Desde o ano de 2004, as jovens feministas: negras, lésbicas, indígenas, quilombolas, rurais e da periferia, provenientes de diferentes regiões do Brasil estão organizadas e articuladas.

No ano de 2005, elas tiveram participação fundamental no processo do 10º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, construindo atividades para e com jovens feministas e participando da organização do encontro. Foi nesse ano que as organizações decidiram construir a Articulação Brasileira de Jovens Feministas e na possibilidade de um encontro no Brasil.

A partir daí ocorreram mobilizações com atividades, oficinas, discussões virtuais, entre outras iniciativas, para a realização desse objetivo. A principal atividade realizada foi o Fórum de Jovens Feministas, realizado em abril de 2006 no Fórum Social Brasileiro.

No Fórum Social Brasileiro continuaram as estratégias de mobilização com a presença de mais de cem jovens. A idéia era seguir fortalecendo a articulação brasileira e participar dos espaços importantes de discussão de políticas publicas para as mulheres e a juventude.

Na 2º Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu em agosto de 2007, as mulheres jovens, articuladas e munidas de um pré-documento de demandas, conquistaram uma vaga no Conselho Nacional das Mulheres.

Programação

Aconteceram oficinas, exposições, grupos de trabalho e a Conferência Livre de Mulheres Jovens, como parte da 1º Conferência Nacional de Juventude, um momento importante para discussão de políticas públicas de juventudes e das mulheres.

''A Conferência Livre de Mulheres será um grande momento deste encontro em Fortaleza já que ela co-relacionará a pauta mais epecífica com a pauta mais geral. A Conferência Livre, inserida na 1º Conferência Nacional de Juventude, significa o primeiro espaço direto do governo federal com a juvuntude na elaboração de políticas públicas para essa parcela da sociedade. É uma conquista que devemos abraçar no sentido de realizar a plataforma das mulheres que há tempos sonhamos'', agrega a baiana Daniele.

A construção do 14º Congresso da UJS também estará na pauta das jovens feministas da UBM. ''Durante o encontro de Fortaleza faremos uma reunião do coletivo Loreta valadares. O objetivo é fortalecer o coletivo para a mobilização do Congresso da UJS e buscar realizar um seminário nacional temático da juventude socialista sobre tema'', informou a feminista.

Como participar

Basta ser uma mulher jovem e estar com vontade de construir a Articulação Brasileira de Jovens Feministas e dialogar sobre as questões das mulheres jovens.

Para tanto, deve-se preencher a Ficha de Inscrição (ao final da matéria) e pagar a taxa de inscrição de R$ 15,00 (que garantem alimentação e hospedagem durante todo o evento) via depósito bancário. Os prazos para envio de ficha e pagamento são até 29 de fevereiro.

A Ficha de Inscrição deve ser mandada para: jovensfeministas.
brasil@gmail. com e o comprovante de pagamento da taxa para o fax: (85) 3247 - 7089 ou para o e-mail jovensfeministas. brasil@gmail. com.

Há limite de inscrição para cada região brasileira afim de garantir a diversidade no evento. Se preenchido número de inscritas para uma região a participante será avisada.
Nas proximidades do encontro, a Comissão de logística entrará em contato com as inscritas para informar o local exato do evento.

Para inscrever atividades no 1º Encontro Nacional de Jovens Feministas basta confirmar a sua inscrição (com pagamento da taxa) de participante e no ato do preenchimento da sua ficha de inscrição assinalar que quer inscrever uma atividade. A organização encaminhará logo em seguida a ficha de inscrição de atividade.

Para mais informações sobre o encontro:

Articulação Brasileira de Jovens Feministase-mail: jovensfeministas.
brasil@gmail. com Secretaria do Encontro Instituto da Juventude Contemporânea - Telefone: (85) 3247-7089, Fax: (85) 3247-7089, Endereço: Rua Manuel Padilha, n° 126, Bairro de Fátima, cep: 60040-550. Pessoa de contato no IJC: Camila: (85) 3247-7089, 9934-9686/88666035.

Grupos impulsores do encontro e membros dos comitês regionais:

BAHIA
Coletivo Loreta Valadares – UBM
Pessoa contato: Daniele Costa: (71)81241932;
CEN Coletivo de Entidades Negras:
Pessoas contato: Carla - Salvador BA (71) 81086339
UNIÃO DA JIVENTUDE SOCIALISTA -UJS
Deise – Camaçari – BA (71) 88858457
Coletivo Feminista Marias
Pessoa contato: Fabiana (071)81971179/ 99240669

Nenhum comentário: