Conferência reúne jovens de Salvador e Região Metropolitana

Mais de 400 jovens de Salvador e Região Metropolitana participaram da Conferência Territorial, ocorrida no domingo (16/03), em Lauro de Freitas. No evento foram debatidas questões relacionadas aos principais problemas dos jovens nesta região do estado, sugeridas políticas públicas para a juventude e eleitos os delegados e delegadas para a Conferência Estadual das Juventude que acontece nos dias 28 a 30 de março.


A Conferência elegeu ainda um delegado para a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que acontece de 27 a 30 de abril, em Brasília.O escolhido foi o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) na Bahia, Juremar Oliveira. Para ele, “as conferências territoriais têm conseguido reunir representantes de diversos segmentos da sociedade. Esta, por exemplo, contou com a presença de estudantes secundaristas, universitários e jovens pescadores de Salinas das Margaridas. Todos puderam contribuir para as proposições de políticas públicas”, concluiu.

A Conferência é um espaço privilegiado, no qual os jovens podem debater conjuntamente os problemas de cada região e as formas de enfrentamento dos mesmos. Funciona também como propulsor para organização de movimentos de juventude nas diversas regiões do Estado e ponto de partida para a construção de políticas públicas que reflitam de fato as necessidades dos jovens.

Plenária da UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) em Salvador realizou uma plenária no último sábado (15/03), no Colégio Senhor do Bonfim, nos Barris. No encontro, foi aprovado o Congresso Municipal para os dias 3 e 4 de maio e discutido os rumos da entidade para 2008. Ficaram definidas ainda a meta de filiar dois mil jovens até o maio, uma agenda de debates em escolas, universidades e nos bairros, além da realização de assembléias em todos os locais onde a UJS está organizada.

Os jovens socialistas discutiram também a tese nacional da UJS, que tem como principais pontos o reforço do combate ao imperialismo norte americano, a defesa da soberania dos povos e o fortalecimento dos governos democráticos, especialmente na América Latina, além da intensificação das lutas de cunho democrático e popular no Brasil.

O documento aponta ainda que a UJS precisa divulgar mais o socialismo, combater as idéias individualistas, preconceituosos, “esquerdalóides” e despolitizantes. Para isso, a UJS precisa se consolidar como entidade de massa, defensora do socialismo e com o objetivo de transformar o Brasil em uma sociedade justa e igualitária. Na busca deste objetivo, será investido na consolidação das direções municipais, nos núcleos em escolas e universidades, além da diversificação das frentes de atuação para o movimento comunitário, anti-racismo, de gênero, hip-hop, entre outros.


FONTE: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=34404

Nenhum comentário: