Iª Conferência de Juventude: Uma Vitória dos Movimentos Sociais

Somos quase três milhões de jovens no terceiro maior estado do país e sentimos na pele diariamente todos problemas que a Bahia vive. Não é espantoso observar que dentre todos os indicadores sociais que se possa analisar, a juventude é sempre a mais atingida em todos eles.

Na Região Metropolitana de Salvador destacam-se os enormes índices de desemprego que na população total atinge 22,3% (PED/SEI, fev.2007). Além do desemprego, outra preocupação que tira o sono da galera é o descaso com a educação pública que, nas últimas décadas, foi completamente abandonada à própria sorte e com a implementação da "promoção automática" (onde todo mundo passa, mesmo sem saber nada) resultou em grandes índices de analfabetismo juvenil, distorções idade/série, evasão por falta de condições de permanência, analfabetismo funcional, ausência de bibliotecas, laboratórios de ciência e informática nas escolas, falta de condições de trabalho para os professores, falta de democracia nas escolas, dentre outros problemas.


Outra grande preocupação da juventude baiana é com os grandes índices de violência que tem na juventude o seu principal alvo. Em Salvador, causas externas produziram 7749 óbitos entre 1997 e 2001, numa média de 1550 por ano e mais de 4 por dia, sendo que 50% destas foram resultantes de homicídios.
Não podemos nos calar diante destes números! Parece até que está institucionalizado um "modus operandi" das polícias e grupos de extermínio que insiste em enxergar nos jovens de 15-29 anos, em sua maioria negros, moradores de bairros populares e sem antecedentes criminais os alvos preferenciais para sua execução sumária. Isto tem que acabar!!!


Por tudo o que foi dito acima, nós da União da Juventude Socialista (UJS) – organização que há 23 anos atua em defesa do socialismo e do Brasil pensamos ser as Políticas Públicas de Juventude parte imprescindível da luta pela garantia dos direitos da juventude e pela construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, constitui uma vitória significativa dos movimentos sociais a realização, nos dias 25 e 26 de janeiro deste ano, da Iª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude.

Espaço de reflexão, debate e proposições a Conferência aglutinou um grande número de jovens que provaram entender a importância de serem os protagonistas das mudanças, assim como a necessidade de acabar com o estigma de que a juventude é um problema, mostrando que o presente se faz com participação política e organização coletiva.


Não somos um problema, somos parte da solução e exigimos ser ouvidos! A UJS – União da Juventude Socialista teve participação destacada na Conferência, pois muitas das suas bandeiras de lutas foram propostas pelos membros da organização e aprovadas em plenário. Além, de participar da organização da Conferência e muitos dos mediadores dos grupos de trabalhos serem filiados a UJS.

Fiquem atentos para as próximas etapas da Conferência de Juventude:


Etapa territorial que vai reunir Salvador e Região Metropolitana: 16/03 (domingo) / Local: Lauro de Freitas


Etapa estadual: 28, 29 e 30/03 / Salvador.

TODOS Á LUTA!!

Nenhum comentário: