UJS lança movimento rumo ao 55° Congresso da UNE

Vem quem tem coragem!

“Somos estudantes de norte a sul do país que compartilham o sonho de um Brasil desenvolvido, democrático e mais justo. Somos trabalhadores e lutamos dia a dia por um futuro melhor. Estamos nas universidades, em cada de sala de aula, laboratórios. Estagiamos, somos atletas e monitores. Enfim, somos cada estudante que acredita no Brasil, pois fazemos parte do seu povo e isso é o fundamental para superarmos os desafios que aparecem pelos caminhos”, assim a União da Juventude Socialista abre sua tese “Vem quem tem coragem” rumo ao Congresso da UNE.
No texto a entidade aponta ainda a disputa pelos espaço nas Universidades, colocando que sempre foram “espaço reservado para a elite, aos poucos foi se democratizando. Isso só foi possível com muita luta! Lutamos para aprovar a expansão de vagas com o REUNI, as políticas de ações afirmativas como as Cotas, PROUNI e o FIES. Essas vitórias mudaram a cara da universidade brasileira. Se antes só conseguiam ocupar os bancos das faculdades os filhos de doutores, que dispunham de alguma riqueza, hoje conquistar o diploma é uma realidade mais próxima dos filhos de trabalhadores”.
Mais adiante do texto, sobre a crise econômica, a entidade aponta que “querem jogar (a crise) na nossa conta reduzindo nossos direitos, mas não fomos nós que a criamos. Por isso, não desistiremos de nossos sonhos, tampouco não pagaremos por essa crise. Ingressamos na universidade, para incomodo de muitos, e agora iremos transformá-la para que tenha mais a nossa cara; a cara dos trabalhadores e trabalhadoras; a cara do povo brasileiro”
Para Renan Alencar, presidente da UJS, “o lançamento do movimento rumo ao Congresso da UNE, acontece em um momento crucial e importante da conjuntura e da luta política no Brasil. Nós acabamos de sair de um golpe, e esse golpe abriu sua caixa de ferramentas para implementar o seu projeto político e uma série de ataques aos direitos sociais da nossa juventude e do nosso povo. É a Reforma da Previdência que quer aumentar o tempo de contribuição e o tempo pra aposentadoria, de quem hoje está prestes a se aposentar e também da nossa juventude, é a Reforma Trabalhista que quer rever todos os direitos garantidos pela consolidação das leis trabalhistas, que é uma vitória do nosso povo, é o projeto de emenda constitucional 55 que vai congelar por 20 anos o aumento de investimentos nas áreas sociais, saúde e educação, são reajustes do salário mínimo e ajustes salariais dos servidores abaixo da inflação, sem ganho real”, e finaliza “isso tudo vai impedir um processo de desenvolvimento do nosso país, também através da entrega do pré-sal para empresas estrangeiras, então o “Vem quem tem coragem” do nosso movimento é um chamado à juventude brasileira, aos universitários, que no último período tiveram conquistas importantes, a resistir a esse projeto e as essas tentativas de golpes aos nossos direitos e lutar por um Brasil e por uma educação melhor”.
Ainda de acordo com o documento “a desigualdade, a miséria, o desemprego, a corrupção – provocadas pelo capitalismo – nós rechaçamos. Nós acreditamos numa nova sociedade, pautada pela solidariedade e fraternidade, onde cada um possa realizar seus sonhos. Afinal, como diz a própria tese, “Quer mudar o Brasil?”, não fique só na vontade…

Nenhum comentário: