1200 estudantes ocupam as ruas de Camaçari pelo meio passe intermunicipal

As ruas de Camaçari foram tomadas nesta quinta (29/03) por uma passeata de estudantes que reivindicavam a implantação do meio passe intermunicipal, direito garantido por lei desde 1990, mas que nunca foi cumprido.

Por volta de 9h30, o ato se concentrou na Praça Desembargador Montenegro, onde os vários colégios mobilizados reuniam cerca de 1200 estudantes que seguiram logo depois para a Prefeitura Municipal. Uma das principais características da manifestação foi, sem dúvida, a animação da estudantada que não parava de gritar palavras de ordem do tipo "se não der o meio passe a gente pula a roleta" e o clássico "dinheiro do meu pai não é capim, eu quero meio passe, sim".

Um ato político encerrou a manifestação em frente à Prefeitura, o que não impediu que cerca de 400 estudantes permanecessem no local para participar de uma Assembléia realizada no Auditório do gabinete do prefeito, que se encontrava em reunião em Salvador, mas que autorizou os estudantes a ocupar o local. No final da Assembléia, a plenária em peso entoou o coro "um, dois, três, quatro, cinco, mil, aqui está presente o movimento estudantil", proporcionando um momento de forte emoção aos presentes.

Em reunião realizada logo após com o Secretário de Governo, Joelson Meira, a prefeitura municipal de Camaçari reafirmou o compromisso de apoiar irrestritivamente a luta dos estudantes pelo meio passe, garantindo inclusive um espaço para representantes do movimento estudantil na próxima reunião do Fórum de prefeitos da RMS e da Costa dos Coqueiros.

A próxima manifestação será em São Sebastião do Passé em 4/04 (a primeira da história da cidade!), seguida de Lauro de Freitas e de mais uma que reunirá caravanas das principais cidades da região na Estrada do Coco - essas duas últimas com data a definir. Simões Filho realizou seu ato ontem (28/03), reunindo cerca de 500 estudantes.

Além da União da Juventude Socialista, participam da organização da jornada a UMESC, ASSELF, UESF, UBES, UNE, ABES e UEB.

Nenhum comentário: