"A UJS está com Caetano, contra a corrupção e a favor das mudanças", afirma nota aprovada em Plenária Municipal

Aconteceu na tarde do sábado passado, na Casa do Trabalho, uma Plenária da União da Juventude Socialista em Camaçari, convocada pela direção municipal com o intuito de avaliar o cumprimento da primeira metade do mandato da gestão que tomou posse em maio de 2006. No entanto, como seria inevitável, o principal tema tratado na oportunidade foi a crise política instaurada com a detenção do prefeito Luiz Caetano, onde o presidente municipal do PCdoB, Aurino Pedreira, convidado a fazer uma avaliação da conjuntura, fez uma explanação sobre o delicado momento vivido pelo governo municipal.

Na Plenária foram destacados os desafios que a atual direção municipal terá pela frente, com vistas ao cumprimento das metas estabelecidas no 2° Plano Municipal de Estruturação. Também foram aprovadas modificações na direção, com a inclusão do estudante universitário Éverton Mendonça, que terá a tarefa de acompanhar a frente de comunicação, e a criação da vice-presidência municipal, tendo sido eleito para a pasta o atual diretor de comunicação e formação Caio Botelho, que também é membro da direção estadual da UJS. Ambas as mudanças foram aprovadas por unanimidade.

Quanto à crise política, o destaque foi o alto nível dos debates que trataram da questão, onde a todo momento era reafirmado a importância de lutar pelo vitória do projeto representado por Caetano, tendo em vista que é inexistente uma alternativa mais avançada. Com o objetivo de externar a opinião da UJS, foi aprovada uma nota, que segue na íntegra logo abaixo:

A UJS está com Caetano, contra a corrupção e a favor das mudanças!

Camaçari tem sido palco de uma disputa política que envolve grupos distintos em sua essência. De um lado, estão as velhas raposas da direita que fazem de tudo pra retomar o poder a partir das próximas eleições, saudosistas, lembram de um tempo em que governavam nosso município com o autoritarismo digno dos filhotes de uma ditadura que ajudamos a derrubar. Mas do outro lado estão as forças políticas capitaneadas pelo prefeito Luiz Carlos Caetano, que desde janeiro de 2005 fazem de Camaçari uma cidade nova, onde a esperança de dias melhores voltou a figurar no rosto de nossa gente.

É desse lado que a UJS se encontra. Somos a favor das mudanças representadas por Caetano e repudiamos a forma arbitrária na qual o prefeito foi detido. Exigimos da ministra do STJ, Eliana Calmon, explicações sobre os indícios de ligação entre ela e o senador Antonio Carlos Magalhães. Queremos entender como um cidadão, em pleno estado democrático de direito, é detido sem que haja um indício sequer de sua ligação com o esquema corrupto da construtora Gautama.

A União da Juventude Socialista é taxativamente contra a corrupção! Queremos que se investiguem as denúncias e defendemos a punição de todos que forem considerados culpados, mas exigimos que essas investigações se iniciem a partir de 1999, ano em que o ex-prefeito Tude firmou o contrato com a corrupta construtora.

Sabemos também que está em curso uma outra batalha política, mas dentro do governo, onde setores não alinhados com as propostas da base originária de apoio ao projeto das forças progressistas detém espaços importantes na administração municipal. Defendemos um deslocamento da política de alianças desse governo, pois entendemos que o principal aliado de Caetano, como ficou provado nos últimos dias, é o povo de Camaçari, que de forma aguerrida vêm realizado inúmeras manifestações e prestado solidariedade ao prefeito.

Essa tentativa desqualificada da direita de voltar ao poder será rechaçada pela força da juventude e do nosso povo, que sabem muito bem que o retorno desse pessoal só traria de volta as mesmas dificuldades que fizeram a nossa população sofrer durante muitos anos.

Camaçari, 19 de maio de 2007

Plenária Municipal da UJS

Nenhum comentário: