Edson Gomes e Ilê-Ayê estão entre as atrações que irão animar o Dia do Trabalhador em Camaçari

O 1º de Maio - data em que se comemora o Dia Internacional do Trabalhador - será comemorado em Camaçari com um grande ato-show que será realizado a partir das 17h00 na Avenida Comercial. Entre as atrações confirmadas, estão a banda Partido Alto, Ilê-Aye e Edson Gomes, que prometem lotar a avenida.

O 1º de maio em Camaçari é organizado pela CUT, Sindicatos filiados à Central e pela UJS - única organização do movimento social presente na organização do evento e com presença garantida entre as entidades que farão intervenção durante o ato.

Portanto, o Dia do Trabalhador será comemorado com irreverência e descontração, mas sem esquecer a importância que a data representa para a luta dos trabalhadores no Brasil e no mundo.

Ato político na Prefeitura supera expectativas e reforça a luta pelo meio passe

O ato político convocado pela UJS para essa sexta-feira, 20 de abril, reuniu mais de 200 estudantes dos principais Colégios do município em defesa do direito ao meio passe metropolitano. Em frente à Prefeitura Municipal, onde as suas escadarias foram ocupadas pela estudantada, palavras de ordem e discursos inflamados animavam os presentes e chamavam a atenção de quem passava pelo local.

Diversas autoridades que passaram pelo ato, a exemplo do presidente municipal do PCdoB, Aurino Pedreira, do Secretário de Educação, Luis Valter e do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) declararam apoio à luta dos estudantes camaçarienses.

Logo após o encerramento do ato, representantes da UJS e das Escolas presentes (Mascarenhas, Gonçalo Muniz, Polivalente, Cidade de Camaçari e Modelo) reuniram-se com o ouvidor geral do município, Antônio Cotrim, onde além de reafirmarem a defesa do meio passe metropolitano ainda apresentaram uma série de reivindicações, como o passe livre estudantil no transporte público municipal e a efetivação do Conselho de Juventude com a presença das entidades estudantis e da UJS.

No entanto, o ponto alto do dia foi uma reunião realizada mais tarde com o prefeito Caetano, que refirmou publicamente o seu apoio irrestrito à luta pelo meio passe e se comprometeu a levar as reivindicações estudantis ao governador Jaques Wagner, em reunião que será realizada nessa quarta (25/05).

Todos à Assembléia no dia 24/04. Antes, a UJS irá ocupar a Prefeitura de Camaçari nesta sexta, 20 de abril.

Em reunião realizada nessa sexta-feira (13/04) na cidade de Simões Filho, o comando de luta pelo meio passe na Região Metropolitana, formado por militantes dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, definiu as próximas atividades que serão realizadas pelo movimento que defende a regulamentação da lei do meio passe, aprovado pela Assembléia Legislativa em 1990.

Entre as atividades já marcadas, estão um arrastão na Assembléia na próxima terça (24/04) e uma ocupação pacífica da Prefeitura Municipal de Camaçari, que será na sexta-feira, dia 20. Na Assembléia, o comando espera reunir pelo menos 400 estudantes das três cidades, que irão em caravana até o viaduto do CAB, na Avenida Paralela, devendo seguir em passeata até a Assembléia, onde serão recebidos por diversos deputados estaduais.

No entanto, a maior atividade dessa semana será a ocupação da Prefeitura de Camaçari, onde será realizado um ato político em defesa do direito ao meio passe. Nesse momento a UJS pretende lotar o auditório da Prefeitura, mostrando ao governo municipal a força dos estudantes do município e lembrando uma antiga reivindicação do movimento estudantil: o direito ao meio passe também para a Orla do município. Simões Filho e Lauro de Freitas também deverão realizar atividades ao longo da semana, que incluem debates e plenárias sobre o tema em diversas escolas dessas cidades.

Plenária da UJS mobiliza dezenas de estudantes de Camaçari em defesa do meio passe intermunicipal

Em Plenária realizada na última quarta (04/04), onde dezenas de estudantes dos Colégios Mascarenhas, Polivalente e Cidade de Camaçari estiveram presentes, a UJS em Camaçari definiu uma série de posições a serem tomadas pela entidade acerca da luta pelo meio passe intermunicipal, principal bandeira de luta do primeiro semestre deste ano.

Entre as deliberações da Plenária, estão a formação de um fórum permanente de luta pelo meio passe e o início das preparações para as próximas atividades que serão realizadas pelo movimento. No entanto, a prioridade agora é levar o debate para o conjunto dos estudantes, intensificando nos próximos dias uma série de passagens em sala de aula nas principais escolas do município.

A próxima Plenária será realizada nesta quarta-feira (11 de abril) às 17h00, novamente no Instituto Sol, onde a estudantada deverá definir os próximos passos do movimento que contagia os estudantes da Região Metropolitana. A cidade de Lauro de Freitas realiza passeata amanhã (terça, 10/04).

Mais informações:
ujs.camacari@yahoo.com.br

Agora tá confirmado! Plenária da UJS será nessa quarta, às 17h00 no Instituto Sol

A Plenária Municipal da UJS em Camaçari, que discutirá os rumos da luta pelo meio passe intermunicipal (ver a matéria abaixo), será no Instituto Sol, às 17h00 do dia 4 de abril (quarta-feira). Todos estão convidados!

Direção Municipal convoca Plenária para discutir os rumos da luta pelo meio-passe intermunicipal

Em reunião realizada ontem (01/04) a direção municipal da UJS em Camaçari convocou para esta quarta (04 de abril) uma Plenária Municipal com o intuito de discutir os próximos passos da jornada de lutas pelo meio-passe intermunicipal. A Plenária será às 17h00 e deve ser realizada no Instituto Sol (em frente ao Rei da Pizza) ou no Auditório da Prefeitura Municipal.

Na última quinta, uma grande manifestação tomou conta das ruas de Camaçari em defesa da meia intermunicipal (ver a próxima matéria), o que exige de nossa parte um enorme esforço para dar continuidade à essa luta.

Ainda hoje deverá ser confirmado o local da Plenária, onde além dos filiados à UJS todos os estudantes interessados poderão participar.