Cooperativa: Poesia

Poetas de Camaçari estão realizando reuniões a fim de montar uma cooperativa. Um dos projetos é publicar um livro com poemas de autores locais. Maiores informações podem ser obtidas com a Secult pelo telefone (71) 3621-4437.

Amanhã, 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia. A data é a mesma do nascimento do grande poeta baiano, Castro Alves, no ano de 1847.

No dicionário, poesia significa o conjunto de obras em versos, escritas em uma determinada língua ou próprias de uma determinada época, de uma corrente literária. Mas há quem encontre uma definição mais simples. “Poesia é a expressão da alma, é um desabafo”, diz a poetisa camaçariense, Mônica Homem. Mas o que teria a poesia de tão importante para ter um dia destinado a ela? Douglas Costa, morador de Camaçari e poeta desde criança, afirma saber a resposta. “Porque a poesia é o olhar que você tem sobre a vida, é encontrar o amanhecer ou entardecer no litoral... quem tem olhar poético sabe enxergar os detalhes”, diz, poetizando.

Autora do livro “Madrigal – Sonho de Sonhos”, a camaçariense Roseane Leitão fala sobre a importância da data. “É uma oportunidade que a gente tem de se reunir para recitar e valorizar nosso trabalho”, diz. Para a leitora assídua do gênero, Ana Carolina Souza, 17 anos, o 14 de março deve ser celebrado. “Queria muito ter o dom de escrever e expressar meus sentimentos em versos.

Toda vez que leio um poema, me encontro nem que seja em uma estrofe, é inexplicável, a poesia é tudo e seu dia é mais que merecido, temos que comemorar”, diz. Em Camaçari, não foi divulgada nenhuma programação para celebrar a data. Segundo informações da Secretaria de Cultura, os eventos promovidos pelo órgão já abrangem todas as artes e a Semana Internacional de Cultura deste ano deve contar com um espaço para recital.

Nenhum comentário: