MÍDIA BAIANA

Na hora do almoço muito cuidado ao ligar sua televisão. O risco de sofrer uma indigestão audiovisual é grande. Depois do troca-troca de emissoras realizado pelos pseudo-apresentadores baianos, a qualidade, que já era das piores, desapareceu. O Cardápio é o seguinte: no prato principal temos Casemira e Zé Bim no canal 4, fazendo uma dupla de opostos no "Que Venha o Povo"; e no 5 degustamos a falta de sentido de Varelão com o "Balanço Geral e Zé Eduardo com o “Se liga Bocão”, fazendo o mesmo programa, um na seqüência do outro. De quebra, para sobremesa, temos a bisparada dominando outros três canais e o BAHIA Meio-dia que, sem Casemira, perdeu toda a graça.

A luta pela audiência do fim da manhã e, em conseqüência, pelos anunciantes é desumana. Explorando a miséria alheia os âncoras dos programêtes de meio-dia interpretam o papel de salvadores da pátria, de justiceiros, protetores de uma população desamparada e miserável. No entanto, qualquer pessoa esclarecida sabe que o que ocorre em programas de TV sensacionalistas é a alquimia de transformar miséria em audiência.

Imagine o que seria dos programêtes sem presos sendo humilhados por repórteres (a casa caiu/o fumo entrou), sem pessoas esperneando histéricas por uma guia de isopor, sem doentes implorando por medicamentos? Desgraça gera dinheiro. E isso tanto a velharia quanto a meninada já aprendeu.

Acreditar nesses programas é como acreditar que Luciano Huck faz os quadros do Caldeirão para ajudar as pessoas.

Zé Eduardo, que de inicio estava se saindo bem na TV ARATU com uma estética trash divertida, assumiu uma postura fascista na RECORD onde solta refrões como “vou largar o aço (dar tiro)!”, acompanhado pelo som de uma metralhadora e “Lapêia aqui!”, exibindo notas de cinqüenta reis ao estilo Silvio Santos no “Topa Tudo por Dinheiro”.

Varelão abriu espaço para Bocão. Depois de muito lucrar e alcançar popularidade com o programa, ele vai tentar ampliar o negócio na prefeitura da cidade. Já Casemiro viu que o mercado da miséria é promissor e decidiu investir também. Abandonou as noticias robóticas do Bahia Meio-Dia para soltar a franga no canal 4.

A grande vitima desses programas é a população carente, o povão, os supostos protegidos. Manipulados ao bel prazer pelos apresentadores, como fantoches indefesos, são vitimas de interesses inescrupulosos e de um humor escroto e sádico. O pior é que a grande maioria da população, iludida pelo poder televisivo e abandonada pelos governantes, vê nesses apresentadores (interpretes) uma possibilidade de mudança. Uma grande ilusão televisiva, pois a única coisa que as emissoras e seus apresentadores querem é PODER.


ANTES DO ALMOÇO DESLIGUE A TV.


Daniel Lisboa

Um comentário:

José disse...

Realmente concordo,
claro devem mostrar a realidade,mas o que fazem é de algum modo aproveitar a miséria em ibope.


Você apenas esqueceu de comentar sobre o pior deles em minha opinião,aquele: na mira...
PelamordeDeus...

Antes de almoçar desligue a TV,ou coloque em algum jornal menos agressivo mas que passe também traga notícia,não tão "agressivamente".