Jogos acontecem simultaneamente na Cidade do Saber e no Armando Oliveira

Jogos acontecem simultaneamente na Cidade do Saber e no Armando Oliveira

Foto: Agnaldo Silva

Os alunos da Pestalozzi treinam há seis meses

Nesta terça-feira (13/09), a equipe de atletas da Associação Pestalozzi de Camaçari treinou atletismo e futsal no Estádio Armando Oliveira e ginásio do Centro Educacional Monteiro Lobato, respectivamente.

As atividades fazem parte do preparo para a primeira edição dos Jogos Estaduais das Associações Pestalozzi, que acontecem simultaneamente na Cidade do Saber e no estádio, sexta-feira (19/06).

Para tanto, 45 alunos da entidade têm treinado duas vezes por semana há cerca de seis meses. “Os alunos passam por aulas de educação física, que compõem o processo pedagógico da Associação. Os que se destacam, de acordo com as condições locomotoras e cognitivas, são inseridos nas práticas esportivas”, explicou a professora de Educação Física da Pestalozzi, Sílvia Bandeira.

Para Maria da Cruz, moradora do bairro Dos 46 e mãe de Aline, 26 anos, desde que a filha começou a praticar esportes “ela se tornou mais sociável e melhorou a interação com outras pessoas”.

De acordo com uma das coordenadoras dos jogos, Érica Souza, a iniciativa foi pensada para estimular cada vez mais a auto-estima dos participantes, além de dar visibilidade aos trabalhos realizados pela Pestalozzi do Município. “Nossos atletas competem em campeonatos nacionais e a sociedade de Camaçari precisa conhecer o talento deles”, disse.

Ainda segundo Érica Souza, a intenção de realizar a competição no Município estimula o desempenho dos alunos. “Competir na cidade onde eles moram possibilita a aproximação da família, além de promover a socialização com atletas de outras cidades”, completa a coordenadora, acrescentando que a iniciativa fortalece o projeto de criar, até 2013, a versão dos jogos em nível nacional, com a participação de Associações Pestalozzi de todo o país.

MODALIDADES

A Associação Pestalozzi de Camaçari será representada por atletas do futsal e de atletismo, além de três alunas que farão uma apresentação de ginástica rítmica. Ao todo, foram inscritos 180 competidores das cidades de Cruz das Almas, Alagoinhas, Pojuca, Valença e São Sebastião do Passé.

Em algumas equipes de futsal serão apresentados times mistos, com atletas do sexo masculino e feminino com idade a partir de 15 anos.

As provas de atletismo são divididas nas competições adaptadas (caminhada de 25 metros e lançamento de pelota para atletas com dificuldades motoras) e de transição (corrida de 100 e 50 metros livres e arremesso de um quilo). Os atletas são classificados por índice, com a possibilidade de haver mais de um campeão por prova.

Para os alunos mais comprometidos, que ainda não alcançaram o patamar necessário para participar das competições em equipe, serão realizadas as competições denominadas habilidades individuais. Nelas, os competidores participam de provas de fundamentos, a exemplo de condução de bola e chute ao gol.

Nenhum comentário: