Conferência Livre da Juventude destaca desafios na execução de políticas públicas para os jovens em Camaçari

Com a aproximação da 1ª Conferência Municipal de Políticas para a Juventude, que acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro, vários debates começam a agitar as organizações juvenis de Camaçari. Na última sexta (21/12), a Conferência Livre convocada pela UJS reuniu dezenas de jovens e entidades do movimento social no Sindicato dos Metalúrgicos para discutir a construção das políticas públicas de juventude no município.

Depois de um rico debate, onde estiveram presentes Ângela Guimarães, da direção nacional da UJS, Valmir Santos, presidente da ABES, Marcus Vinicius, presidente da UMESC e Hebert Brito, representando a UBES, e que teve uma intensa participação do plenário, foram aprovadas as seguintes resoluções, que serão encaminhadas à Conferência Nacional:

01. Garantia da participação da juventude na construção das PPJ's: embora isso seja óbvio, na prática não é tão fácil. Afinal, para quem sempre esteve acostumado a decidir sozinho, sem considerar os interesses dos outros, essa mudança não é tão simples de acontecer, já que a participação verdadeira mexe com as relações de poder;

02. Criação da Secretaria da Juventude: garantido o debate, é imprescindível a criação de um órgão no poder público municipal que execute as políticas discutidas com a juventude. Também é necessário que a composição desta Secretaria seja fruto de uma ampla discussão com os movimentos juvenis;

03. Imediata instalação do Conselho Municipal da Juventude! Mas instalar só não basta, é preciso que seja garantido o espaço de organizações juvenis, a exemplo da UJS, entidades estudantis e demais organizações que tratem da temática;

04. Elaboração, em parceria com as entidades estudantis e organizações de classe dos professores, de um novo currículo pedagógico para as Escolas da rede municipal, afinal, mais do que melhorar a estrutura escolar, é fundamental que se construa um novo modelo de educação, tornando a Escola mais atrativa para os jovens estudantes;

05. Regulamentação da emissão das carteiras de identificação estudantil, coibindo a existência de entidades cartoriais como a AMES, que prestam um deserviço ao movimento estudantil de luta;

06. Eleições diretas para diretor de Escola! Com a participação de estudantes, professores e funcionários, garantindo a gestão democrática nas Escolas de Camaçari;

07. Instalação de uma comissão permanente dos direitos da juventude na Câmara dos Vereadores;

08. Lançamento de uma grande campanha de saúde pública, com vistas principalmente ao combate das DST's e às drogas, icentivo à utilização de preservativos e descriminalização do aborto, que deve ser construída pela SESAU em parceria com as organizações juvenis;

09. Por uma política de segurança pública que entenda o jovem como vítima e não como responsável pela violência. Contra a forma preconceituosa que oa órgãos da repressão tratam a juventude.

UJS fará Conferência Livre da Juventude nessa sexta (21/12) às 16h00 no Sindicato dos Metalúrgicos

Como parte das mobilizações em torno da 1ª Conferência Nacional de Juventude, convocada pelo presidente Lula e que deve acontecer entre os dias 27 e 30 de abril de 2008, a União da Juventude Socialista em Camaçari realizará uma Conferência Livre nessa sexta-feira (21/12), instrumento criado para intensificar a participação de entidades do movimentos sociais no processo de debates.

Nessa Conferência, que deve acontecer a partir das 16h00 no Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (próximo ao SAC) devem ser debatidos os temas "Juventude e participação política" e "os desafios da construção de PPJ's em Camaçari". Diversas autoridades e entidades que tratam da temática já confirmaram presença, além disso, a Conferência será aberta ao público.

Entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2008 está marcada para acontecer a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Camaçari, convocada recentemente pela Prefeitura Municipal.

Congresso realizado em Camaçari elege novo presidente da ABES

Os desafios para conquistar um ensino de qualidade e uma Bahia mais democrática foram os principais pontos em debate no 3º Congresso da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), realizado nos dias 23 a 25/11, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Mais de 900 estudantes compareceram ao evento, que elegeu o militante da União da Juventude Socialista (UJS), Valmir Santos, presidente da entidade nos próximos dois anos
Valmir, da chapa '' Para Não dizer que não falei das flores, vou aumentar o som'' foi eleito com 74 % dos votos válidos. Aluno do 3º ano do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador, liderou uma série de manifestações contra a falta de estrutura nas escolas públicas e em defesa de um ensino público de qualidade. “Meu objetivo é fortalecer cada vez mais a ABES e levá-la aos 417 municípios do estado. Assim poderemos marchar unidos para melhorar os índices da educação da Bahia, que são um dos piores do Nordeste”, ressaltou o novo presidente da ABES.

Os deputados estaduais comunistas Álvaro Gomes e Javier Alfaya estiveram presentes ao evento. Entusiasmado e lembrando do tempo em que era líder estudantil, Javier falou da conjuntura atual sob um governo democrático que apresenta avanços em relação a administração anterior que ''maquiava'' a real situação da Bahia. Ressaltou ainda os muitos desafios para o próximo período, num estado onde ainda é possível encontrar 1.200 unidades de ensino sem água potável, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Debates

Durante o Congresso, os estudantes debateram e apontaram prioridades para enfrentar a grave situação da educação no estado. As mesas de debates abordaram temas como Fundo da Educação Básica (Fundeb), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a Lei 10639/03, que dispõe sobre o ensino da história e cultura afro-brasileiras, o projeto Nova Escola, democracia nas escolas, políticas públicas e juventude.

Na plenária final, os delegados eleitos nas escolas aprovaram propostas referente a educação, conjuntura nacional e internacional que irão nortear o movimento estudantil nos próximos dois anos. As principais deliberações foram: a independência e autonomia da ABES frente ao Governo Wagner; um projeto de desenvolvimento regional com prioridade para a educação e o posicionamento contra a redução da maioridade penal; mais emprego para a juventude.

Os estudantes deliberaram ainda que vão lutar por democracia nas escolas; eleição direta para diretor de escola; erradicação do analfabetismo e do analfabetismo funcional em nosso estado; igualdade racial, de gênero, de orientação sexual e religiosa nas escolas; participação da ABES e dos estudantes no processo das conferências nacional e estadual de educação básica e de juventude; pela democratização dos meios de comunicação; pelo controle social da TV pública, além da reivindicação de passe livre para todos os estudantes baianos.

Duas moções de repúdio foram aprovadas pelos delegados, uma sobre o descaso da prefeitura de Camaçari com o congresso e outra denunciando a Secretaria Estadual de Educação que tem se negado a credenciar a UBES e UNE a emitir carteira de estudante no estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UJS/BA

Chapa liderada pela UJS vence o Congresso da UMESC

Mais de 150 estudantes de Camaçari compareceram ao 2º Congresso da UMESC, realizado no dia 16 de novembro no Sindicato dos Metalúrgicos. Durante o Congresso, os delegados eleitos em suas Escolas discutiram os rumos do movimento estudantil no município.

No ato político de abertura, várias autoridades prestigiaram o Congresso, entre elas o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), o secretário de esportes e lazer da Prefeitura, Joelson Macedo e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Aurino Pedreira (foto). Segundo Pedreira, "o grande desafio, após esse vitorioso Congresso, é o retornar às escolas e construir ainda mais lutas". O deputado Javier também saudou os estudantes, afirmando que "a juventude sempre esteve à frente da grandes mobilizações, e Camaçari não fugiu à essa regra".

Após o almoço, grupos de discussão debateram os temas "Educação e Movimento Estudantil" e "Gênero, Raça e Sexualidade", traçando os objetivos da UMESC para os próximos dois anos.

Na Plenária Final foram aprovadas as resoluções do Congresso e eleita a nova diretoria da UMESC, onde apenas a chapa "Todo mundo pra rua, pra não dizer que não falei das flores" foi inscrita, tendo o militante da UJS Marcus Vinicius como candidato a presidente. Em seu discurso de posse, Marcus, que é estudante do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, destacou os avanços obtidos pelo movimento estudantil mas ressaltou que "a UMESC deverá estar mais próxima dos estudantes durante a próxima gestão", e que "agora é a hora de ocupar as ruas dessa cidade em defesa de mais direitos". A nova diretoria da entidade é composta por 15 estudantes, sendo a maioria deles filiados à União da Juventude Socialista.