Prefeito apresentará o projeto à população

Prefeito apresentará o projeto à população

Foto: Agnaldo Silva

Após a obra do rio, Camaçari será uma nova cidade

Mais saúde, qualidade de vida e segurança para população de Camaçari. Esses são alguns dos benefícios do projeto de Revitalização Urbana da Bacia do Rio Camaçari, que será apresentado à população, pelo prefeito Luiz Caetano, nesta quinta-feira (15/09), às 18h, na Cidade do Saber.

A obra prevê a revitalização das margens dos rios Camaçari, Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandu, além do Canal da Acajutiba. A intervenção está orçada em cerca de R$ 280 milhões, sendo R$ 24 milhões de contrapartida da Prefeitura Municipal.

A iniciativa vai beneficiar cerca de 90 mil pessoas de 19 bairros do entorno do rio, como Parque Satélite, Parque Florestal, Natal, Nova Vitória, Novo Horizonte, Centro, Jardim Brasília, dos 46, Phoc’s 1,2 e 3, Recanto das Árvores, Glebas E e C, Parque Verde, Verdes Horizontes, Piaçaveira, Acajutiba e Jardim Palmeira. As regiões do Pólo de Apoio e Pólo Plástico também serão contempladas pelo projeto.

Entre as principais obras estruturantes e de urbanização do projeto estão a construção de dois Cras/Casa da Família (Centro de Referência em Assistência Social), um balneário, dois parques de convivência, oito quadras poliesportivas, 47 quiosques comerciais e outros cinco com banheiros públicos, além de diversos equipamentos de ginástica e parques infantis.

Dentro do projeto está previsto ainda a construção de um viaduto, 26 quilômetros de ciclovia e de caminho para pedestres, 16 quilômetros de vias de contorno no entorno do rio para passagem de veículos, sete pontes e 37 pontilhões.

A recuperação do Horto Florestal também faz parte do projeto, assim como a conclusão da recuperação ambiental do Morro da Manteiga e o plantio de grama e árvores em uma área de 425 mil metros quadrados. Estão previstas ainda obras de drenagem e pavimentação.

Das 11.600 famílias beneficiadas, 2.357 serão removidas para as unidades habitacionais construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida. Durante todo o processo de implantação do projeto serão desenvolvidos trabalhos sócio-ambientais que atendem a três eixos, o de Mobilização Comunitária (MOC), Educação Sanitária e Ambiental (ESA) e Geração de Trabalho e Renda (GTR).

Nenhum comentário: